ESTE BLOG DESTINA-SE AOS ALUNOS DA ESFA, SERVINDO DE APOIO À DISCIPLINA DE HISTÓRIA DA CULTURA E DAS ARTES.
sexta-feira, 20 de fevereiro de 2009
RODIN
A partir das obras apresentadas caracteriza a escultura de Auguste Rodin.
4 comentários:
Anónimo
disse...
August Rodin foi um escultor francês e foi um grande renovador da escultura europeia, aproximando dos objectivos e da estética de pintura do seu tempo.Ele trabalhou nos ateliers de Barye e Carpeaux.Miguel Angelo foi quem o influenciou muto nas sua obras , no gosto pela a figura humana. Rodin foi sobretudo um excepcional modelador, que lhe permitia maior liberdade criativa.Como escultor , contrapôs as formas lisas, polidas e aveludadas dos corpos, ao bloco de pedra rugoso, inacabado e em bruto de onde saíram. As suas peças modeladas não são lisas nem polidas, estão cheias de superfícies reentrantes e salientes, concavas e convexas, que absorvem e reflectem a luminosidade , criando uma ilusão de força, dinamismo e vitalidade.As marcas dos seus dedos ficaram fixadas na matéria dúctil do barro ou da cera, deixando aí os sinais de uma forte personalidade, preocupada em captar a essência dos seus modelos, nos seus aspectos emocionais, transitórios e fugidios, seja pelo seu registo do momento que precede a acção, seja pela capacidade de absorção e reflexão da luz, seja emoção que as suas peças transpiram, de dentro para fora. entre a s suas obras, contam-se estatuas individuais como o Pensador, grupos escultóricos como os Burgueses de Calais, relevos como a Portas do Inferno, uma das suas principais obras, e fragmentos anatómicos elevados á categoria de obra completa , como as cabeças e aos mãos. A melhor fase de Rodin liga-se do movimento simbolista.
Auguste Rodin homem com uma vida muito intensa e apaixonada, não foi reconhecido até à idade madura, quando alcançou o triunfo e a fama. A sua sensibilidade e inquestionável talento une-se a um domínio excepcional da técnica. Segue o rumo da pintura contemporânea e trata os temas fugindo da vulgaridade realista, mas sem cair na retórica. Rodin apaixona-se pelo estudo do corpo humano e interessa-se pela captação da vitalidade e da energia. A sua tendência para a monumentalidade revela a influência de Miguel Ângelo. A sua escultura é impressionista pela rugosidade das superfícies e a sobreposição dos planos. A sua primeira escultura importante é a Idade do Bronze, que representa o esforço da humanidade para despertar. A mais célebre das suas obras é O Pensador. Em os Burgueses de Calais há uma acentuada distorção por volumes a fim de exprimir o gesto e a atitude de um grupo de amigos ao defender a sua cidade.O Beijo é uma das suas muitas variações sobre o tema do casal, em que as personagens parecem fundir-se.
Auguste Rodin foi o grande renovador da escultura europeia, aproximando-a dos objectivos e da estética da pintura do seu tempo. Admirou Miguel Ângelo cuja obra o influenciou no gosto pela figura humana. Rodin foi sobretudo um excepcional moldelador. Como escultor, contrapôs as formas lisas, polidas e aveludadas dos corpos, ao bloco de pedra rugoso, inacabado e em bruto de onde saíram. Exemplos nas obras Danaide e O Beijo. As suas peças modeladas não são lisas nem polidas. Estão cheias de superfícies reentrantes e salientes, côncavas e convexas, que absorvem e reflectem a luminosidade, criando uma ilusão de força, dinamismo e vitalidade. As marcas dos seus dedos fixadas na matéria dúctil do barro ou cera, deixando aí os sinais de uma forte personalidade, preocupada em captar a essência dos seus modelos. Entre as suas obras, contam-se estátuas individuais, como O Pensador; grupos escultóricos, como Os Burgueses de Calais; relevos, como os da Porta do Inferno; e fragmentos anatómicos elevados à categoria de obra completa, como as suas “cabeças” e “mãos”.
o escultor francês Auguste Rodin é considerado um dos mais importantes artistas de sua época, tendo tido mérito de novamente valorizar a escultura numa época em que a pintura consolidava-se como principal manifestação plástica. Os críticos acreditam que o trabalho de Rodin condensa vários estilos artísticos do século XIX, como o Romantismo, o Realismo, o Simbolismo e o Impressionismo. Apesar disso, possui um forte estilo próprio que emerge dessas várias influências num trabalho único e considerado genial. As esculturas de Rodin são marcadas pelo profundo traço pessoal do artísta. Michelângelo foi a sua principal fonte de inspiração. A "Mão de Deuse" é uma amostra do seu estilo ímpar de intensa expressividade que, para grande choque do público, podia deixar parte da pedra em estado bruto, sugerindo a formação da figura no extao momento em q era visto pelo observador. Um outro exemplo de uma obra dele é "O Pensador", é uma das mais famosas esculturas de bronze. Retrata um homem em meditação soberba, lutando com uma poderosa força interna. "O Pensador" originalmente procurava retratar Dante em frente dos Portões do Inferno, a escultura está nua porque Rodin queria uma figura heroíca à la Michelângelo para representar o pensamente assim como a poesia.
4 comentários:
August Rodin foi um escultor francês e foi um grande renovador da escultura europeia, aproximando dos objectivos e da estética de pintura do seu tempo.Ele trabalhou nos ateliers de Barye e Carpeaux.Miguel Angelo foi quem o influenciou muto nas sua obras , no gosto pela a figura humana.
Rodin foi sobretudo um excepcional modelador, que lhe permitia maior liberdade criativa.Como escultor , contrapôs as formas lisas, polidas e aveludadas dos corpos, ao bloco de pedra rugoso, inacabado e em bruto de onde saíram.
As suas peças modeladas não são lisas nem polidas, estão cheias de superfícies reentrantes e salientes, concavas e convexas, que absorvem e reflectem a luminosidade , criando uma ilusão de força, dinamismo e vitalidade.As marcas dos seus dedos ficaram fixadas na matéria dúctil do barro ou da cera, deixando aí os sinais de uma forte personalidade, preocupada em captar a essência dos seus modelos, nos seus aspectos emocionais, transitórios e fugidios, seja pelo seu registo do momento que precede a acção, seja pela capacidade de absorção e reflexão da luz, seja emoção que as suas peças transpiram, de dentro para fora.
entre a s suas obras, contam-se estatuas individuais como o Pensador, grupos escultóricos como os Burgueses de Calais, relevos como a Portas do Inferno, uma das suas principais obras, e fragmentos anatómicos elevados á categoria de obra completa , como as cabeças e aos mãos.
A melhor fase de Rodin liga-se do movimento simbolista.
Tania rodrigues nº25 11ºD
Auguste Rodin homem com uma vida muito intensa e apaixonada, não foi reconhecido até à idade madura, quando alcançou o triunfo e a fama.
A sua sensibilidade e inquestionável talento une-se a um domínio excepcional da técnica. Segue o rumo da pintura contemporânea e trata os temas fugindo da vulgaridade realista, mas sem cair na retórica.
Rodin apaixona-se pelo estudo do corpo humano e interessa-se pela captação da vitalidade e da energia.
A sua tendência para a monumentalidade revela a influência de Miguel Ângelo.
A sua escultura é impressionista pela rugosidade das superfícies e a sobreposição dos planos.
A sua primeira escultura importante é a Idade do Bronze, que representa o esforço da humanidade para despertar. A mais célebre das suas obras é O Pensador. Em os Burgueses de Calais há uma acentuada distorção por volumes a fim de exprimir o gesto e a atitude de um grupo de amigos ao defender a sua cidade.O Beijo é uma das suas muitas variações sobre o tema do casal, em que as personagens parecem fundir-se.
Caroline Almeida 12ºC Nº6
Auguste Rodin foi o grande renovador da escultura europeia, aproximando-a dos objectivos e da estética da pintura do seu tempo.
Admirou Miguel Ângelo cuja obra o influenciou no gosto pela figura humana.
Rodin foi sobretudo um excepcional moldelador. Como escultor, contrapôs as formas lisas, polidas e aveludadas dos corpos, ao bloco de pedra rugoso, inacabado e em bruto de onde saíram. Exemplos nas obras Danaide e O Beijo.
As suas peças modeladas não são lisas nem polidas. Estão cheias de superfícies reentrantes e salientes, côncavas e convexas, que absorvem e reflectem a luminosidade, criando uma ilusão de força, dinamismo e vitalidade. As marcas dos seus dedos fixadas na matéria dúctil do barro ou cera, deixando aí os sinais de uma forte personalidade, preocupada em captar a essência dos seus modelos.
Entre as suas obras, contam-se estátuas individuais, como O Pensador; grupos escultóricos, como Os Burgueses de Calais; relevos, como os da Porta do Inferno; e fragmentos anatómicos elevados à categoria de obra completa, como as suas “cabeças” e “mãos”.
Margarida
Nº3
12ºC
o escultor francês Auguste Rodin é considerado um dos mais importantes artistas de sua época, tendo tido
mérito de novamente valorizar a escultura numa época em que a pintura consolidava-se como principal manifestação
plástica. Os críticos acreditam que o trabalho de Rodin condensa vários estilos artísticos do século XIX, como o Romantismo,
o Realismo, o Simbolismo e o Impressionismo. Apesar disso, possui um forte estilo próprio que emerge dessas várias influências
num trabalho único e considerado genial. As esculturas de Rodin são marcadas pelo profundo traço pessoal do artísta. Michelângelo
foi a sua principal fonte de inspiração. A "Mão de Deuse" é uma amostra do seu estilo ímpar de intensa expressividade
que, para grande choque do público, podia deixar parte da pedra em estado bruto, sugerindo a formação da figura no extao
momento em q era visto pelo observador.
Um outro exemplo de uma obra dele é "O Pensador", é uma das mais famosas esculturas de bronze. Retrata um homem em meditação soberba, lutando com uma poderosa força interna. "O Pensador" originalmente procurava retratar
Dante em frente dos Portões do Inferno, a escultura está nua porque Rodin queria uma figura heroíca à la Michelângelo
para representar o pensamente assim como a poesia.
Melissa Cabral, Nº10, 12ºC
Enviar um comentário