quarta-feira, 18 de fevereiro de 2009

RESPOSTAS DO TESTE - O ESSENCIAL

1.1- Fig.1- O juramento dos Horácios, de J. Louis David; Jean Dominique Ingres, A Odalisca; Antoine Jean Gros, Os Pestíferos de Jaffa.

1.2- Representação dos heróicos irmãos que juraram sacrificar as suas vidas pela Pátria. Tema que se ajusta ao gosto da época, com todos os pormenores certos e fiéis à antiguidade romana. Composição onde se realça a qualidade humana da mesma, a disposição teatral das personagens, a atitude dramática, sendo o ponto de confluência de toda a composição a mão que agarra as espadas. Realce também para o modelado do claro-escuro e o cromatismo dos tecidos, levando o autor a basear-se sobretudo no valor plástico da cor.. A composição simboliza a verdade, a coragem a ética. Alguma preocupação anatómica, mas com defeitos no caso do braço da mulher (preocupação estética).

2- As cidade europeias do século XIX são marcadas por profundas alterações urbanísticas, fazendo parte do esquema viário e urbanístico a construção da estação do caminho de ferro, a gare, perto do centro da cidade para onde convergem largas vias e avenidas. Era a nova porta da cidade. Aqui chegavam e partiam gentes, ideia, notícias, mercadorias, fazendo da gare o ponto de encontro e um local de divulgação e de troca. As cidades que tinham uma gare, sinal de progresso e de civilização, cresceram económica, social e culturalmente. Os edifícios que albergavam as gares apresentavam geralmente fachadas monumentais, sobretudo nos estilos revivalistas, utilizando na sua construção os novos materiais ferro e vidro.

3.1- Meados a fins do séc. XIX. Revivalismos históricos a dominar a arquitectura romântica. Destaque para o carácter marcadamente nacionalista com o Neo-Manuelino. O Neo-Gótico não adquiriu a importância de outros países. Outros revivalismos: Neo-Românico, Neo-Àrabe, Neo-Barroco, marcam o final do século, assim como o ecletismo.A arq. Associada ao espaço envolvente. Exemplificar.

4.1- Fig. 4- Viajante junto ao Mar de Névoa, Caspar David Friedrich; Fig.5-Liberdade Guiando o Povo, Eugéne Delacroix.
Características...
4-2- “Angelus” – Francois Millet; “Lavadeira”- Honoré Daumier ; O Atlier, Gustave Courbet.

4.3- Pintura realista: ponto de partida a realidade objectiva e a natureza observável; representa a vida moderna e os temas do quotidiano citadino e rural, onde a nova realidade social estivesse presente. As composições eram equilibradas, de grande simplicidade, mas com grandeza de dimensões. As personagens são individualizadas e definidas como retratos. A cor e o desenho são matéricos, sólidos e opacos. Exemplificar.

4.4- 3- O Impressionismo um movimento tipicamente francês, muito ligado à cultura parisiense, um dos seus temas principais seria, para além da já referida paisagem, a representação do quotidiano burguês – cafés, teatros, momentos de lazer.
Os pintores impressionistas abandonam os estúdios para pintar ao ar livre, (a paisagem como um dos temas fundamentais) captando melhor a realidade que os cercam. A luz a decomposição da cor em manchas e pontos são representados por pinceladas rápidas, leves e soltas onde somente o improviso aparece. Com esse conceito revolucionário, o Impressionismo abre, definitivamente, um horizonte sem limite a arte moderna.
A cor não é uma qualidade permanente na natureza, porque suas tonalidades estão constantemente a mudar, sob a acção da luz do dia.
As figuras não devem ter contornos nítidos, pois a linha é uma abstracção do ser humano para representar imagens.
A linha não existe na natureza, é uma abstracção criada pelo espírito do homem para representar suas imagens visuais. As sombras não são pretas nem escuras como foram convencionalmente representadas no passado, mas luminosas e coloridas.
Exemplificar.

Sem comentários: