segunda-feira, 5 de novembro de 2007

ESCULTURA GREGA













1- Refere os principais escultores gregos do período clássico e uma obra de cada um deles.


2- Caracteriza a obra de Lacoonte e os Seus Filhos

20 comentários:

Anónimo disse...

1- Os principais escultores gregos do período clássico sao:
-> Miron , uma das suas esculturas foi "O Discóbolo" (lançador de discos) ;
-> Policleto , uma das suas esculturas foi " O Doríforo" ;
-> Fídias , a sua principal escultura foi o relevo do friso Pártenon.

Carolina, Jessica e Rui..

Anónimo disse...

2
Esta obra é de um acentuado efeito dramático e encarna uma tragédia:Apolo exerce punição divina sobre o sacerdote troiano Laocoonte, enviando serpentes sobre os seus filhos, os quais ele tenta salvar da morte.
É uma obra muito dinâmica que exprime dor física e impotência carregada no rosto de Laocoonte e a musculatura exagerada.
Cátia

Anónimo disse...

O período clássico decorre entre os séculos V a.C. – IV a.C., onde alguns escultores se destacaram. Míron conhecido por um grande escultor grego do século V a.C. autor do famoso Discóbolo que contribuiu para a consolidação do classicismo na escultura através das pesquisas sobre a representação da forma, a libertação dos gestos e dos movimentos e a liberdade criativa.
Fídias o maior escultor da Grécia Clássica, realizou numerosos trabalhos em Atenas para Péricles, ficando celebrizado pelos frisos e métopas das Pan-Ateneias no Partenon.
Escopas foi um escultor grego originário Paros (c. 420-350 a.C.), conferiu à escultura clássica uma expressão patética através da exteriorização das emoções e dos sentimentos, como nos frisos que executou para o Mausoléu de Halicarnosso. Uma das suas obras é a luta entre os Gregos e Amazonas, Mausoléu de Halicarnosso (c,350 a.C.), Escopas interpretou este tema mitológico como símbolo da tragédia humana, nele deixando marcado o seu estilo dinâmico e explosivo e os traços de uma quase violência emocional, imprimindo a habitual agitação e euforia às figuras.
Lisipo foi um escultor oficial de Alexandre Magno século IV a.C., criou o Apoxiomeno um novo cânone mais esbelto e gracioso. Na obra Apoxiomeno, Lisipo rompe definitivamente com o plano frontal da estátua ao projectar os seus braços no espaço, dotando-o de movimento tridimensional e de um sentido mais espontâneo Lisipo, que havia incorporado as propostas plásticas de Escopas, acentuou estas características ao retrato de Alexandre Magno.
Praxíteles foi um notável escultor Grego (c. 390-335 a.C.) autor das célebres Vénus onde emerge sobretudo a verdade da atitude e dos sentimentos. Da obra Sátiro em Descanso (c. 365 a.C.), Praxíteles procura novas dimensões na representação do homem motivou a investigação de novos recursos expressivos. Na figura jovem em posição ociosa encontra-se, na realidade, já muito distante do Doríforo de Policleto. Os músculos não são acentuados, o tronco flecte indolentemente e os olhos perderam lucidez para ganhar malícia. Mesmo assim, há como que uma sensação de beatitude que transparece da segurança com que o escultor modela as formas e concebe a expressão.

Ana Silva Nº13 11ºC

Anónimo disse...

A obra de Laocoonde e os seus filhos é uma composição, de acentuação efeito dramático e manifestando um pathos muito pronunciando, encarna a tragédia sublime a partir de um tema mitológico. Apolo exerce punição divina sobre os seus filhos, os quais ele tenta salvar da morte.
Representa uma concepção inquietante e organização da existência, a luta do destino, através de uma série de recursos expressivos, tais como a composição desequilibrada que imprime dinâmica a toda a cena, a expressão de dor física e de impotência carregada no rosto de Laocoonde e a musculatura exagerada.

Ana Silva Nº13 11ºC

Anónimo disse...

O período clássico decorre entre os séculos V a.C. – IV a.C., onde alguns escultores se destacaram. Um deles foi Míron conhecido por um grande escultor grego, autor do famoso “Discóbolo” que contribuiu para a consolidação do classicismo na escultura através das pesquisas sobre a representação da forma, a libertação dos gestos e dos movimentos e a liberdade criativa. Um outro escultor grego que se destacou foi Policleto, autor de obras como o “Doríforo” e também criador do célebre “cânone”. Fídias foi o maior escultor da Grécia clássica onde com ele a escultura atinge a perfeição e uma associação perfeita entre idealização e realismo. Realizou numerosos trabalhos em Atenas para Péricles, ficando celebrizado pelos frisos e métopas das Pan-Ateneias e o tímpano do frontão do Pártenon.
Mais no séc. IV a.C. aparecem três célebres escultores: o famoso Praxíteles que idealizou os corpos mais esbeltos e efeminados, onde a nudez feminina é assumida na estátua, onde também incorpora a beleza, harmonia, elegância e que enriquece o contraposto, a curva Praxíliana. Dai, saíram obras como “Apolo Sauroctonos”.
Escopas ou Scopas também se destacou neste século. Ele tem um estilo muito pessoal em que as suas obras o mostram mais agitado, que dele é conhecidas várias cabeças, que nos revelam sentimentos íntimos, de dor, de agitação e de tormento. Uma das suas obras mais conhecidas é a “Ménade”.
Por fim, Lisipo, escultor oficial de Alexandre Magno, criador de um novo “cânone” um tipo mais esbelto (a cabeça 1/8 do total do corpo), utilizava um grande naturalismo e também a noção de vulto redondo em que a estátua pode ser lida de todos os ângulos. Obra mais conhecida é o “Apoximetro”.
Aqui acabo a primeira pergunta, eu bem tentei escrever mais mas só que não me lembrava de mais nada, eu ainda andei a pesquisar mas foi o que consegui recolher de informação.
Jerôme

Anónimo disse...

Obra de Lacoonte e seus filhos

È uma obra do período helenístico, uma obra mais representativa da escola de Rodes, escola esta onde trabalharam alguns discípulos de Lisipo.
Acentua um grande efeito dramático que manifesta um pathos esta composição, encarna a tragedia sublime a partir de um tema mitológico: Apolo exerce punição divina sobre o sacerdote troiano Laocoonte, onde envia enormes serpentes sobre os seus filhos os quais ele tenta salvar da morte.

Anónimo disse...

Obra de Lacoonte e seus filhos

È uma obra do período helenístico, uma obra mais representativa da escola de Rodes, escola esta onde trabalharam alguns discípulos de Lisipo.
Acentua um grande efeito dramático que manifesta um pathos esta composição, encarna a tragedia sublime a partir de um tema mitológico: Apolo exerce punição divina sobre o sacerdote troiano Laocoonte, onde envia enormes serpentes sobre os seus filhos os quais ele tenta salvar da morte.

Rafael,Sérgio e Melissa

Anónimo disse...

Completar o comentário anterior:

->Praxíteles, uma das suas obras foi "Hermes com Dioníso" e "Vénus de Cnido", cujas obras representam a ternura, o humor ou o erotismo;
->Scopas ou Escopas, foi o primeiro escultor a dar às figuras uma expressão patética, através de alguma deformação dos rostos e violência dos traços. Ex.: Mausoléu (monumento funerário) de Halicarnasso.
->Lísipo oferece um novo canône com novas proporções - a cabeça é um oitavo do corpo , assim as obras apresentam um corpo mais esbelto e uma cabeça mais pequena. A sua obra representa a transicção entre dois ciclos naturais : por um lado, encerra e sintetiza o programa da arte clássica , por outro, projecta profundamente a sua influência sobre o helenismo. Ex.: "Apoxiomeno"

Carolina, Jessica e Rui

Anónimo disse...

O perodo classico decorre entre os séc V a C - IV a C, onde se destacou cinco escultores em particular. Fídias escultor grego que realizou numerosos trabalhos em Atenas para Péricles,ficando célebre pelos frisos e métopas do Parténon(obra arquitectónica).
Miron sendo tambem um grande escultor grego do séc V a C, foi autor do famoso"Discóbolo" que contribuiu para a consolidação do classicismo na escultura através das pesquisas sobre a representação da forma,a libertação dos gestos e dos movimentos e a liberdade criativa.
Lisipo foi um escultor do séc IV a C, criou um novo canône (1/8)para a sua obra Apoximeno"cria procurar algo mais esbelto e gracios,também
Praxiteles um notável escultor grego (c 390-385 a.C)autor da célebre "Vénus" onde emerge sobretudo a vaidade da atitude e dos sentimentos.
Escopas escultor grego (c 420-350)tinha uma expressão patética da exteriorização das emoções e dos sentimentos, como nos frisos que executou para o Mausoléu de Halicarnasso.

Anónimo disse...

A obra de laucoonte e os seus filhos é uma composição de acentuado efeito dramático manifestando um pathos muito pronunciado, encarnando a tragédia sublime a partes de um tema mitológico. Apolo exerce punição divina sobre o sacerdote troiano laucoonte,enviando serpentes sobre os seus filhos no qual ele tenta salva-los da morte.
Representa uma concepção inquietante e agonizante da existência - a luta do destino- através de uma série de recursos expressivos, tais como a composição desiquilibrada que imprime dinâmica a toda a cena, a expressão de dor física e de importância carregada no rosto de laucoonte e a sua musculatura exagerada.

Anónimo disse...

O grupo escultórico Laocoonte e os seus Filhos, é uma das obras mais importantes da Antiguidade, pertencendo ao Período Helenístico. Foi descoberta em Roma em 1506.
Esta obra, dirige-se à nossa imaginação e compreensão, mas a exaltação e a elevação expressivas nela presentes provocam em nós um sentimento simultâneo de prazer e perturbação. A excitação da cena, a expressão de agonia nos rostos, ou o tratamento plástico dos corpos agitados, comcorrem para o efeito de sublimação e inquietação que a obranos desperta.
Laocoonte e os seus Filhos representa uma passagem célebre da Eneida de Virgílio; esta passagem conta que, o sacerdote, Laocoonte, avisou os seus companheiros sobre o perigo que corriam, ao deixarem entrarem o cavalo de madeira (Cavalo de Tróia) onde se escondiam os soldados gregos. Como castigo, os deuses enviaram do mar duas serpentes gigantes, para matar Laocoonte e os seus filhos.
A cena que a obra mostra, é uma cena trágica e agonizante, representada no rosto de Laocoonte.
A obra pretende representar a tragédia sublime numa concepção agonizante da existência humana; a inexorável luta contra o destino.
Existem uma série de recursos expressivos, como a composição desequilibrada que imprime dinâmica em toda cena, a expressão de dor física e de sofrimento carregada no rosto de Laocoonte, a musculatura exagerada, estilo agitado, violento em permanente covulção; os corpos viris; o dinamismo das figuras, a violência física e emocional, e os intensos contrastes de luz e de sombra.
O estilo helenístico utilizado nesta obra, também foi designado por alguns Historiadores, por “barroco helenístico”.
A maneira como os músculos do tronco e dos braços, mostram um grande esforço e sofrimento desta luta desesperante, a expressão de dor cravada na face de Laocoonte, em que a sua boca aberta indica que ele está a gritar por todo o sofrimento que está a passar, o desespero das serpentes em sofucá-los.







No século V a. C., um dos grandes escultores gregos do período clássico, foi Míron, que contribuiu para a consolidação do classicismo na escultura através das pesquisas sobre a representação da forma, a libertação dos gstos e dos movimentos e a liberdade criativa; uma das obras, que fez foi o “Discóbolo”. Outro escultor importante foi Policleto, criador ded um cânone em que a altura do corpo é igual a sete vezes a da cabeça; uma das suas obras é o “Doríforo”. Fídias também foi um escultor importante, com ele a escultura atinge a perfeição, conjugando o movimento e a serenidade, a serenidade e a expressividade, a expressividade e a contenção, ou seja, existe uma associação perfeita enter idealização e realismo; foi Fidias que fez os frisosn e as métopas das Pan-Ateneias no Pártenon.
No século IV a. C., os escultores são Praxíteles, Scopas ou Escopas, e Lisipo. Praxíteles utilizou a beleza, a harmonia, e elegância, os corpos eram mais esbeltos e efeminados, a nudez feminina é assumida na estatuária, e utilizou a curva praxiteliana; uma das suas obras é o Sátiro em Descanso. Scopas ou Escopas, tinha um estilo muito pessoal, um estilo mais agitado, as várias cabeças revelam sentimentos íntimos, de dor, de agitação, de tormento; tem como obras os frisos que criou para o Mausoléu Halicarnasso. Por fim, Lisipo, criou um novo cânone em que a cabeça é 1/8 do total do corpo, utiliza grande naturalismo, e noção de vulto redondo em que a estátua pode ser lida de todos os ângulos; uma das suas obras é o Apoxiomeno.

ângela

sara disse...

1. Os principais escultores do período clássico são: umas das obras de Míron foram “O Discóbolo” (c 450 a.C.), dela podemos dizer que o lançador de discos encontra-se no momento imediatamente anterior ao lançamento – o corpo curva-se como um arco, tinha rigor na anatomia, serenidade e equilíbrio. No final do século foi dominado por Fídias, pela obra realizada no Pártenon: nos relevos das métopas, dos frisos e dos frontões o movimento e o valor expressivo das figuras atingem o naturalismo, equilíbrio e a serenidade que, no fundo, são condições em que se afirmou clássica., algumas destas obras encontram-se no Pártenon no friso como “Apolo, Posídon e Ártemis” (, c.447-432 a. C) e “friso das Panateneias,” (c.447-432 a.C.) e no frontão “As Parcas” (c. 447-432 a.C.). Cerca de 440ª.C Policleto criou “O Doríforo”, uma obra emblemática que se converteu na norma do ideal clássico da figura humana. O cânone uma regra de proporção que visava dotar o corpo humano de um equilíbrio entre os seguintes elementos: a harmonia das partes anatómicas; um ligeiro movimento de ombros e quadris; altura do corpo igual a sete vezes a da cabeça; respeitado durante mais de um século, o cânone constitui o primeiro tratado teórico sobre a arte.
Praxíteles cuja obra representa outro tipo de sentimentos como a ternura, o humor ou erotismo. Uma das suas obras e "Hermes com Dionísio" (c. 350 a.C.) e o "Sátiro em descanso" (c 365 a.C.) são personagens onde a beleza, a sensualidade, graciosidade e a gentileza emergem do seu olhar sonhador. Escopas foi o primeiro escultor a dar as figuras uma expressão patética, através de alguma deformação dos rostos e violência dos traços como os heróis dos frisos"Mausoléu de Halicarnasso" (c. 350 a.C.) é uma das suas obras.Lisipo oferece um novo cânone com novas proporções – um corpo mais esbelto (a cabeça 1/8 do total da corpo) e uma cabeça mais pequena -mais de acordo com o gosto da época. Uma das suas obras é:”Apoxiomeno” (c. 320 a.C.).
sara e tania

sara disse...

2. Os novos valores estéticos que os gostos particulares e a diversidade de opções estéticas incentivaram no Período Helenístico, e de que o Laocoonte e seus filhos são uma evidencia, não se compadeceram com conceitos elaborados pelos filósofos e artistas sobre os objectos da arte na Época Clássica. O grupo escultórico Laocoonte e seus filhos é uma das obras de arte mais importante da Antiguidade. A expressão de emoções do sacerdote Laocoonte, imediatamente adoptada na pintura e na escultura: a manifestação de êxtase no rosto e os olhos suplicantes erguidos para o céu converteram-se num estereótipo das representações cristas dos santos e dos mártires. O grupo Laocoonte representa uma passagem célebre da Eneida de Virgílio: o sacerdote troiano Laocoonte avisara os seus compatriotas sobre o perigo da entrada do “cavalo de madeira” na cidade; como castigo, os deuses enviaram duas enormes serpentes para esmagar ate a morte o sacerdote e os seus filhos. O estilo agitado, violento e em permanente convulsão; os corpos viris, musculados e vigorosos, o dinamismo das figuras, a violência física e emocional, os intensos contrastes de luz e sombra; a expressividade e o dramatismo da acção quase a tocar o patético. As características essenciais do programa artístico helenístico que marcam a prevalência do pathos sobre o ethos, isto é, a exteriorização das emoções e das sensibilidades no individuo. . Inspirado nos frisos de Pérgamo (Itália), este estilo, que os historiadores chamam de “Barroco Helenístico”, manifestou-se nas escolas de Rodes e prolongou-se no Império Romano. No Laocoonte e seus filhos, a obra dirige-se á nossa imaginação e compreensão, mas a exaltação e a elevação expressivas nela presentes provocam em nós um sentimento simultâneo de prazer e perturbação. E, ao limite, a excitação da cena, a expressão de agonia nos rostos, bem como o tratamento plástico dos corpos agitados, concorrem para o efeito sublimação e inquietação que a obra nos desperta

Anónimo disse...

1- Na época Clássica do século V a.C. e o século IV a.C. apareceram os mais importantes escultores Gregos. No século V a.C. apareceram Míron, Policleto e Fídias, no século IV a.C. foram Praxíteles, Escopas e Lisipo.
O primeiro escultor foi Míron a sua principal obra foi “ O Discóbalo “ que data do ano 450 a.C., é uma escultora que nos dá a perspectiva do movimento pois o corpo curva-se como um arco e na sua mão direita tem um disco, o segundo foi Policleto a sua principal obra foi “ Doríforo “ que data do ano 440 a.C., o escultor baseia-se num cânon no qual a altura do corpo é igual a 7 vezes a da cabeça, um ligeiro movimento de ombros e quadris e a harmonia das partes anatómicas, o terceiro foi Fídias a sua principal obra foi o tímpano e o friso do Pártenon, no friso temos representados vários temas religiosos como a procissão das panateneias, as Parcas e os Deuses, foi com Fídias que a escultora atinge uma perfeição conjugando o movimento e a serenidade, a serenidade e a expressividade e a expressividade e a contenção sendo uma associação perfeita entre idealização e o realismo, o quarto foi Praxíteles a sua principal obra foi “ Hermes e Dioniso “ que data entre 330-320 a.C. no qual os corpos são mais esbeltos, a harmonia e elegância, ele veio enriquecer o contraposto com uma curva Praxiteliana que era uma torção do eixo do corpo gerando um movimento ondulante que se verifica no Hermes, o quinto foi Escopas a sua principal obra foi o friso de Mausoléu de Halicarnosso, no qual ele retrata a luta entre Gregos e Amazonas, ele têm um estilo muito pessoal onde as suas obras dele mostram um estilo mais agitado e nos revelam sentimentos íntimos, de dor, de agitação e de tormento, o ultimo escultor foi Lisipo a sua maior obra foi “ Apoxiomeno “ que data do ano 320 a.C. no qual Lisipo aplica o cânon com novas proporções, um corpo mais esbelto, uma cabeça mais pequena e o corpo é 8 vezes a cabeça.

lucinda 10ºE

Anónimo disse...

1- No Período Clássico (século V a.C. – IV a.C.) a escultura Grega perdeu a rigidez que apresentava no Período Arcaico, tornando-se harmoniosa, serena e equilibrada. A escultura clássica obedecia a um ideal de beleza e transmitia movimento, esta dava uma grande importância ao estudo da anatomia e era para ser observada no seu todo.
Neste período destacaram-se três grandes escultores Policleto, Míron e Fídias.
Policleto foi o criador do “ Dorífo “ (440 a.C.) uma emblemática obra que se converteu na norma do ideal clássico da figura humana, esta obedecia a um cânon, uma regra de proporções que visava dotar o corpo humano de um equilíbrio entre a harmonia das partes anatómicas e um ligeiro movimento de ombros e quadris, a altura do corpo correspondia sete vezes á altura da cabeça.
Míron foi um dos grandes escultores do período clássico, este foi o autor do “ Discóbolo “ as suas pesquisas caíram todas sobre a representação dos movimentos e gestos dos corpos.
Fídias dominou o fim do século V a.C., este foi o autor dos relevos do friso do Partenon (Acrópole Ateniense), as figuras nele representadas exprimem movimento e atingem um grande naturalismo, equilíbrio e serenidade.

daniela 11ºc

Anónimo disse...

2- A arte helenística aparece no século III a.C. e acaba no século I a.C.
Caracterizado pelo seu realismo expressivo, dramático, o efeio teatral, o sofrimeno e a paixão, a principal obra da arte do periodo helenístico foi o Laocoonte e os seus filhos de Hagesandros Atenedoros e Polideros de Rodes que data entre 175 - 50 a.C. Esta oba e constituida por tres figuras, a figura central que é o Laocoonte e as outras duas figuras que se encontam dos lados dele que são os seus filhos que esavam a ser estrangulados po duas serpentes marinhas que foram manadas pelo deus Apolo, na qual representam uma cena terrivel tambem descrita na Eneida de Virgilio, sendo uma obra que tem um efeito dramático atraves do Pathos encarna a tragedia sublima apartir de um tema mitologico '' cavalo de Troia'', pois Laocoonte sacerdote troiano avisou aos seus compatriotas sobre o perigo da entrada do cavalo na cidade e como castigo Apolo mandou duas serpentes para matar seus filhos mas este tenta salva-los da morte acabando por se sofocarem.
A obra de arte '' Laocoonte e seus filhos'' é uma obra que nos mostra os valores esteticos desenvolvidos durante o Helenismo perante o estilo agitado e violento presente em toda a obra, tambem corpos viris, musculatura exagerada e vigorasa a composição desequilibrada que imprime dinâmica á violêcia fisica, aos intensos constrastos de expressividades e ao dramatismo sã caractersticas fundamentais da arte helenistica que marca o pathos sobre o ethos que e a exteriorização das emoções e das sencibilidades. Este estilo, designado como barroco helenistico, manifestou-se nas escolas de rodes, foi inspirada nos frisos do altar de Zeus e Atena em Pérgamo.

lucinda 10ºE

olhodopombo disse...

a historia de Leoconte não é na Eneida, de Virgilio, e sim na Odisseia de Homero

Anónimo disse...

Infatuation casinos? brook endorse to this newfangled [url=http://www.realcazinoz.com]casino[/url] celebrate an eye on and accentuate online casino games like slots, blackjack, roulette, baccarat and more at www.realcazinoz.com .
you can also persist in our untrained [url=http://freecasinogames2010.webs.com]casino[/url] advert at http://freecasinogames2010.webs.com and reticulum not faked incredibly misled !
another present-day [url=http://www.ttittancasino.com]casino spiele[/url] routine is www.ttittancasino.com , in fast sod german gamblers, submit c be communicated during manumitted online casino bonus.

Anónimo disse...

It isn't hard at all to start making money online in the underground world of [URL=http://www.www.blackhatmoneymaker.com]blackhat internet marketing[/URL], Don’t feel silly if you don't know what blackhat is. Blackhat marketing uses not-so-popular or little-understood ways to generate an income online.

Anónimo disse...

top [url=http://www.c-online-casino.co.uk/]uk online casinos[/url] hinder the latest [url=http://www.realcazinoz.com/]realcazinoz.com[/url] unshackled no consign perk at the leading [url=http://www.baywatchcasino.com/]bay watch casino
[/url].