terça-feira, 20 de novembro de 2007

CIDADE ROMANA

Explica de que forma se organizava a cidade romana

3 comentários:

Anónimo disse...

Desde a sua fundação até ao séc. IV d.C. o crescimento da cidade acompanha o crescimento politico e económico do seu povo, e tornou-se ponto da partida e chegada dos rotos terrestres e maritimas, que uniam todo o império. Os romanos procuraram no império construir em cada cidade uma pequena roma, quer a nivel urbanístico quer administrativa.
Roma é constituido por um espaço fundamental, " O Senado", ou seja, é a mais velha instituição do Estado romano, e as suas funções eram: consultivas, deliberativas e normativas.
O Ócio, ou seja, lazer o que entre os ricos invadiu as residências, o exotismo tomou conta do vestuário e penteados. Entre a sociedade urbana, populizaram-se os jogos, destacando-se as corridas de cavalos no Circo Máximo, as grandes procissões, as representações teatrais, os combates entre gladiadores e combates entre feras. Entre as classes mais cultas e a aristocracía província, estes práticos eram vivamente repudiados e muitos preferiam os prazeres simples do campo associados à leitura, música, filosofia,...
Na arquitectura romana, nos aspectos, sabemos muito pouco sobre os autores que produziram as obras, mas elas estão mais associados aos própios imperadores. Os matériais utilizados eram tradicionais, como a pedra e o mármore, entre outros.
Nas ordens arquitectónicas e novos sistemas construtivos utilizavam as ordens gregas, mas tinham mais fléxibilidade e variações, surgindo assim a compósita, que era a conjunção da orden jónica e coríntia, e a toscana qye derivava da dórica. Os romanos vão destacar a coluna, surgindo assim a coluna honorifica.

Na nossa opinião, era assim organizada a cidade romana.

Melissa Nº9 11ºC
Sérgio Nº22 10ºE

Anónimo disse...

A Roma Antiga foi uma civilização que se desenvolveu a partir da cidade-estado de Roma, fundada na península itálica durante o século IX a.C.. Durante os seus doze séculos de existência, a civilização romana transmitiu da monarquia para a república oligárquica até se tomar num vasto império que dominou a Europa Ocidental e ao redor de todo o mar Mediterrâneo através da conquista e assimilação cultural.
No entanto, um rol de factores sócio-políticos, onde estavam incluídas a Hispânia, a Gália e a Itália, entrou em colapso definitivo no século V e deu origem a vários reinos independentes; a metade oriental, governava a partir de Constantinopla passou a ser referida como Império Bizantino a partir de 476 a.C., data tradicional da queda de Roma e aproveita pela histografia para demarcar o início da Idade Média.
A civilização romana é tipicamente inserida no grupo “Antiguidade Clássica”, juntamente com a Grécia Antiga que muito inspirou a cultura deste povo. Roma contribuiu imensuravelmente para o desenvolvimento no Mundo Ocidental de várias áreas de estudo, como o direito, teoria militar, arte, literatura, persiste como uma grande influência mundial, mesmo nos dias de hoje.



Ana Silva Nº13 11ºC

Anónimo disse...

Os romanos eram muitos práticos. esse espirito nota-se no urbanismo.Por isso, quando as condições o permitiam, traçavam as cidades geometricamente-no centro,o fórum e a praça principal no local de encontro de duas vias perpendiculares(cardo e decumano) jessica 10e nº9