quinta-feira, 8 de novembro de 2007

CERÂMICA GREGA


* Caracteriza a pintura grega em cerâmica entre os séculos VI a.C. e IV a.C.

5 comentários:

Anónimo disse...

Em meados do século VI a.C., a produção coríntia entrou em decadência e deu lugar à afirmação da cerâmica ática num elevado nível de qualidade técnica e artística.
Nesta época podemos registar as pesquisas de ordem formal e funcional que conceberam tipologias específicas para a utilização destinada a cada peça.
A produção de cerâmica pintada ática e da importância alcançada pelos seus artistas é o facto da maior parte dos vasos começarem a aparecer assinados pelos seus autores, pintores e oleiros.
Um dos primeiros estilos de cerâmica que se definiu foi o de Figuras Negras, assim designado por ser decorado com elementos figurativos pintados a negro sobre o fundo avermelhado do barro.
Tinham traçados em silhueta pela técnica de incisão com um estilete, definido os seus pormenores internos, com os músculos e alguns detalhes anatómicos, os cabelos, as barbas ou elementos do vestuário.
As figuras depois eram preenchidas a negro, aparecendo, o branco e o roxo realçar certas zonas, num processo que privilegiava o efeito decorativo e bidimensional da composição.
Destaca-se a obra de Exéquias e Psíax, com figuras de nítido recorte em composição que tratam episódios mitológicos.
Ao final do século IV a.C. surge uma nova técnica pictórica que consistia em pintar as figuras vermelhas sobre o fundo negro.
Destacaram-se neste tipo de decoração o Lisípedes, Andócides e Pxíax, pintor muito criativo que utilizou todas as técnicas: a de figuras negras, a de figuras vermelhas e a combinação de ambas.
E com exemplos de algumas obras produzidas: Héracles e o Javali, oficinas atenienses, c.520 a.C.; Vaso François (largura 2m), de Ergótimo e pintado por Clítias, Atenas, c. 570 a.C., figuras negras.
Ânfora dos Boémicos, de Eutímides c.550 a.C. figuras a vermelho.
Ânfora de Héracles e o touro Minos de Lisípedes,c.525 a.C. uma das obras que utiliza as duas técnicas, figuras negras e figuras a vermelho.

Ana Silva Nº13 11ºC

Anónimo disse...

A pintura em cerâmica encontra-se em varios perídos; o periodo Arcaico; periodo das figuras negras e periodo Clássico. No periodo das figuras negras, a pintura de cerâmica era pintada sobre um fundo vermelho do barro em que se pintavam figuras a negro, as figuras caracterizavam cenas de carácter narrativo, representando histórias da mitologia ou aspectos da vida quotidiana. Utilizava-se a técnica da incisão que permite pormenizar as figuras e o mais célebre dentro desse estilo foi o pintor Clitos. Tem como exemplo o " Heracles e a corça", em que Heracles captura a corça cerineia.
Um outro periodo muito importante foi o periodo Clássico, em que atingiu-se o apogeu técnico, estético e conceptual.
Neste periodo as figuras tinham a cor do barro sobre um fundo negro, mas durante cerca de 80 anos utilizavam-se as duas técnicas numa, em que se chamavam de Vasos Belingues. Neste periodo vai domiar a perspectiva, o claro-escuro e uso das sombras e os pormenores são assinalados com traços negros; as figuras tambem adquirem movimento, naturalidade e realismo, e entao desde do século VI a.C que surgem peças assinadas que se dá o nome de estilo individual, ou seja, há mais liberdade criador para o pintor, e alguns desses autores eram:
Exéquias; Amássis; Eufrónio; Clítias; Apolodoro;etc...
O estudo da produção de cerâmica ao longo da história deu-nos algum conhecimento sobre os povos, das sociedades, das culturas e da sua arte.

Melissa Cabral 11ºC Nº9

Anónimo disse...

A pintura grega encontrou uma forma de realização na arte da cerâmica, os vasos gregos são conhecidos não só pelo equilíbrio de sua forma, mas também pela harmonia entre o desenho, as cores e o espaço utilizado para a ornamentação.No começo, os desenhos eram simplesmente formas geométricas elementares - de onde se originou a denominação de geométrico conferida a esse primeiro período (séculos IX e VIII a.C.) - que mal se destacavam na superfície. Com o passar do tempo, elas foram gradativamente se enriquecendo, até adquirir volume. Surgiram então os primeiros desenhos de plantas e animais guarnecidos por adornos chamados de meandros. Numa etapa próxima, já no período arcaico (séculos VII e VI a.C.), começou a ser incluída nos desenhos a figura humana, que apresentava um grafismo muito estilizado. E, com o aparecimento de novas tendências naturalistas, ela passou a ser cada vez mais utilizada nas representações mitológicas, o que veio a aumentar sua importância.As cenas eram apresentadas em faixas horizontais paralelas que podiam ser visualizadas ao se girar a peça de cerâmica. Com a substituição do cinzel pelo pincel, os traçados se tornaram mais precisos e ricos em detalhes. As peças de cerâmica pintadas começam a experimentar uma perceptível decadência durante o classicismo (séculos IV e V a.C.). No entanto, passado um bom tempo, elas acabaram ressurgindo triunfantes no período helenístico (século III), totalmente renovadas, cheias de cor e ricamente decoradas.
As primeiras esculturas gregas (século IX a.C.) não passavam de pequenas figuras humanas feitas de materiais muito brandos e fáceis de manipular, como a argila, o marfim ou a cera. Essa condição só se alterou no período arcaico (séculos VII e VI a.C.), quando os gregos começaram a trabalhar a pedra. Os motivos mais comuns das primeiras obras eram simples estátuas de rapazes (kouros) e moças (korés). As figuras esculpidas apresentavam formas lisas e arredondadas e plasmavam na pedra uma beleza ideal.
Sèrgio nº 22 10ºE

Anónimo disse...

A pintura na cerâmica é um dos primeiros e principais suportes sobre os quais o homem se manifestou artisticamente. Sendo fundamental para o conhecimento dos povos, das sociedades, das culturas e da sua arte.

Para satisfazer as suas necessidades práticas, o homem criou recipientes para uso doméstico e pessoal, uso comercial, armazenamento e transporte, rituais fúnebres, serviços religiosos… onde eram gravados principalmente as actividades da vida quotidiana.

Podemos dividir a pintura cerâmica em três períodos:

· Período Geométrico e Proto-geométrico, que se situa entre os séc. X e IV a.C. onde a decoração era essencialmente com motivos geométricos (designado estilo geométrico)



Na fase de transição começam a aparecer as figura humanas.

· Período Arcaico, que se situa entre o séc. VIII a.C. e VI a.C..

Este divide-se em:

Período Orientalizante - séc. VIII a.C. a VII a.C.

Os contactos a nível comercial com os orientais vão influenciar a pintura em cerâmica.

Periodo das figuras negras_finais do séculoVII a.C. a VIa.C.

As pinturas eram negras sobre o fundo vermelho.As figuras eram de cenas de carácter narrativo, representando histórias da mitologia ou aspectos da vida quotidiana.Tendo, mais pormenor,expressão e naturalidade.Aparece a técnica de incisão que permite pormenorizar as figuras .Começam a aparecer obras assinadas, adquirindo a dimensão de obras de arte-mais estilo individual e mais liberdade criadora.

Num período de transição, cerca 70/80 anos aparecem figuras negras com fundo vermelho ou fundo preto e figuras vermelhas.



Período clássico(séculoV a IV a.C.)-cerâmica de figuras vermelhas

As figuras têm a cor do barro sobre o fundo negro, mas durante cerca de 80 anos utilizaram-se as duas técnicas(vasos bilingues)

Vai dominar a técnica da perspectiva, a técnica claro-escuro e uso das sombras.

Os pormenores são assinalados com traços negros.

Tudo isto resulta em mais naturalidade, mais sensação de movimento e mais realismo. jessica couto10ºE

sara disse...

A pintura grega em cerâmica entre os séculos VI a.C. e IV a.C.,sobre este assunto sabemos muito pouco, mas nas fontes literárias transmitem a ideia que os gregos terem atingido a elevada qualidade. A pintura em cerâmica vai colmatar esta falha, atingindo assim uma elevada qualidade técnica, simplicidade, elegância. Funcionalidade das formas: serviços domésticos, diversos vasos artesanais e comerciais. As pinturas em cerâmica são feitas com base na decoração, esta é dividido em vários períodos. Um dos períodos é proto-geométrico e geométrico que consiste numa decoração com motivos geométricos, o período arcaico divide-se em período orientalizante século VIII a.C. e VI a.C. e período das figuras negras que nos finais do século VII e VI a.C.,as pinturas era feitas sobre o fundo vermelho do barro pintam-se figuras a negro. As figuras formam cenas de carácter narrativo. Representando historias de mitologia ou aspectos do quotidiano. Utilizavam a técnica de incisão que permite pormenorizar as figuras. A seguir vem o período clássico que veio trazer o apogeu técnico, estético e conceptual, assim as figuras têm a cor do barro sobre fundo negro, mas durante cerca de oitenta anos utilizaram-se duas técnicas (vasos bilingues), veio a dominar a perspectiva, o claro-escuro e uso das sombras: os pormenores são assinados com traços negros; neste período as figuras adquirem: movimento, naturalidade e realismo. Os autores surgem com peças assinadas adquirindo assim a dimensão de obras de arte. Alguns dos autores são: Exéquias, Amásis, Eufrónio, Clítias, Apoladoro com estes autores atingem o estilo individual há mais liberdade criadora.