CARACTERÍSTICAS FUNDAMENTAIS
1. Foi uma tendência que privilegiou
- o virtuosismo,
- o refinamento,
- o artificialismo,
- a afirmação das potencialidades estilísticas dos artistas,
- a transgressão, rompendo com as normas clássicas renascentistas.
2. Foi uma arte que introduziu
- uma maior expressividade formal e plástica,
- o serpentinato – movimento, a torção, a deformação, as tensões dinâmicas dos corpos,
- o insólito,
- o imaginário e
- o fantástico nas artes plásticas.
3. Foi uma arte “afectada”, “amaneirada”, cheia de artificialismos, que substituiu
- a clareza pela ambiguidade,
- a ordem pelo arbitrário,
- o racional pelo emocional,
- o estático pelo dinâmico,
- o círculo pela oval,
- a simplicidade pela complexidade.
PRINCIPAIS ARTISTAS E OBRAS
Giulio Romano: A Sala dos Gigantes,Mântua, Itália, 1527.
Parmigianino: A Virgem do Pescoço Comprido, 1534-40.
Miguel Ângelo: O Juízo Final, Capela Sistina, 1537-41; Campidoglio, Roma, 1536.
Benvenuto Cellini: Perseu com Cabeça de Medusa, 1554.
El Greco: O Enterro do Conde de Orgaz, 1568-88.
Giambologna:Mercúrio Voador, 1580; O Rapto das Sabinas, 1581-83.
Tintoretto: A Anunciação, 1583-87.
Veronese e Correggio.
Sebastiano Serlio: Livro de Arquitectura, 1537, o 1º Tratado de Arquitectura impresso com ilustrações.
Vignola: Regras das Cinco Ordens de Arquitectura, 1562.
Andrea Palladio: Os Quatro Livros de Arquitectura, 1570.
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