terça-feira, 31 de maio de 2011

DAVID

David, o herói bíblico que venceu Golias
David, o jovem pastor, derrota Golias, o temível gigante, e liberta o povo de Israel da ameaça dos Filisteus. Este episódio bíblico é um dos temas de eleição durante o Renascimento. De entre tantas interpretações, as obras de Donatello, Verrocchio e Miguel Ângelo são, sem dúvida, as que melhor captaram o seu simbolismo, de um David que representa o orgulho cívico da cidade de Florença.



Donatello (1386-1466)
David, c. 1425-1430, bronze, 158 cmMuseo Nazionale del Bargello, Florença


Donatello representou David numa atitude pensativa mas triunfante que pisa a cabeça de Golias , depois da sua vitória.
O seu corpo franzino e jovem foi concebido segundo as regras clássicas do ideal de beleza, sendo o primeiro nu de tamanho natural, desde a Antiguidade.



Andrea del Verrocchio (1436-1488)David, 1465-1475, bronze, 126 cmMuseo Nazionale del Bargello, Florença

Encomendada pela família Médicis a Verrocchio, este David apresenta-se altivo e confiante, destacando-se o seu sorriso enigmático.



Miguel Ângelo Buonnaroti (1475-1564)David, 1501-1503, mármore, 410 cmGalleria della Academia, Florença


Em 1501, após a proclamação da República, Miguel Ângelo, que se encontrava em Roma, foi chamado a Florença para executar esta estátua colossal de 4 metros, trabalho já iniciado por outros artistas , entre os quais, Agostino di Duccio.Miguel Ângelo executou a obra num só bloco de mármore, fazendo aquilo que , mais tarde, chamaria de " per via di levare" (através da remoção), procurava atingir a forma ideal, " a alma do bloco".Após três anos de trabalho, a estátua foi colocada na Piazza della Signoria, em frente ao Pallazzo Vechio, como símbolo cívico da República de Florença, onde permaneceu até 1873, ano em que foi transferida para a Galleria della Academia, sendo substituída por uma réplica.David apresenta uma composição dinâmica, em que o equilíbrio e a harmonia clássica se combina com a intensa expressividade do rosto.

Sem comentários: