terça-feira, 27 de janeiro de 2009

PINTURA REALISTA

* Refere os principais representantes da Pintura Realista europeia
* A partir do exemplo apresentado caracteriza esta pintura

10 comentários:

Anónimo disse...

Os principais representantes da pintura Realista Europeia são:
- Honoré Daumier (1808-1879)
- Gustave Courbet (1818-1877)
- Jean-François Millet (1814-1875)

"As Respigadoras do Trigo"
As respigadoras é provavelmente a obra mais famosa de Jean- François Millet, conhecido por retratar o quotidiano no campo, nesta pintura Millet ilustra um direito concebido aos camponeses: recolher as espigas de trigo esquecidas após a colheita
No primeiro plano do quadro, destacam-se três personagens sobre uma paisagem de planície luminosa.
São três respigadoras curvadas para o chão, onde, comum gesto decidido, apanham as espigas deixadas pelas ceifeiras.
As três têm camisa, saia comprida, um avental e um lenço colorido que lhes prende o cabelo.
A primeira respigadora, com um lenço azul, baixa-se, estendendo a mão direita na direcção de uma espiga, com o braço esquerdo dobrado atrás das costas. A respigadora do meio, com uma camisa branca e com um lenço vermelho, curva-se para apanhar com a mão direita uma espiga.
A respigadora da direita tem as costas viradas para nós e está a atar uma respiga, que se apressa a colocar no seu avental.
Deste grupo de mulheres, só se vê o perfil desta última; as outras, absorvidas no seu trabalho, não têm tempo para deitar um olhar para nós, espectadores.
Ao fundo, no horizonte mais claro, um grupo de ceifeiras apressa-se a formar molhos, medas, e a carregar as carroças, sob o olhar atento de um personagem" empoleirado " num cavalo, à direita do grupo, o administrador das terras.
Por fim, no plano de fundo, ao longe, as casas da aldeia mais próxima e a verdura das árvores fecham o quadro.
Um céu coberto de nuvens brancas, iluminado pela luz do entardecer, banha esta cena realista do trabalho dos camponeses.
As três camponesas do primeiro plano destacam-se do conjunto pela sua actividade, mas também pelos meios plásticos utilizados pelo pintor: de tamanho maior, elas cumprem a sua tarefa no espaço mais escuro do quadro, reforçando a distância em relação às ceifeiras – sem que um espaço transitório assegure a ligação entre estes dois grupos de personagens (Na verdade, não existe segundo plano).
Millet quis chamar a atenção sobre os mais humildes, que, depois da colheita, vão, antes do pôr-do-sol, apanharas espigas esquecidas.

Caroline Almeida 12ºC

Anónimo disse...

Os principais representantes da pintura realista europeia foram Honoré Doumier, Gustave Courbet e Jean-François Millet.
Esta pintura toma como ponto de partida a realidade objectiva e a natureza observável.
Representa a vida moderna e os temas do quotidiano citadino ou rural, onde a nova realidade social estivesse presente.
A representação da figura humana foi feita com rigor, respeitando a anatomia das proporções das volumetrias e a cor do ambiente.
É uma pintura de leitura fácil que vai atingir um público mais vasto.
Durante este período surge a escola de Barbizon, fundada pelo pintor Théodore Rosseau. Foi um movimento artístico de um conjunto de franceses, surge um novo conceito de paisagem, e vai influenciar a pintura portuguesa.
Como é possível ver no exemplo apresentado, o artista coloca o motivo, as respigadoras, no primeiro plano da composição, curvadas sobre o chão não se dando ao trabalho de sequer virar o olhar para o espectador. São figuras robustas, bem modeladas pela cor e pela luz.
A pintura realista esteve ligada aos acontecimentos sociais e políticas que marcaram a cena política e francesa.
A imitação objectiva da Natureza fez com que muitos destes pintores realistas chegassem a usar a fotografia como meio auxiliar para os enquadramentos e composição. As temáticas preferidas foram sociais. As técnicas utilizadas são fieis à realidade; no entanto, os pintores realistas tiveram tendência para simplificar o claro-escuro da cor e praticar uma composição naturalistas, sem alterar o enquadramento das cenas captadas.


12ºC
Ângela Machado e Margarida

Anónimo disse...

A pintura do Realismo começou por manifestar-se no tratamento da paisagem, que se despiu da exaltação e personificação românticas para se ater, simplesmente, na reprodução desapaixonada e neutra, do que se oferece à vista do pintor. Passou, depois, aos temas do quotidiano, que tratou de forma simples e crua.
Foi em Inglaterra que a pintura adquiriu uma particular sem intensidade, contado com grandes nomes Os quadros realistas causaram o maior escândalo. Acusaram-nos de agradar a arte, quer pelos temas banais, por vezes ofensivos, quer pelas cores excessivamente mortas, de bom gosto, quer pela falta de elaboração e conceptualização das composições. No entanto, para os seus defensores, a representação da realidade em sensível era a última palavra em audácia artística.
O Realismo manteve-se dentro dos preconceitos académicos, no que diz respeito à exactidão do desenho e ao perfeito acabamento do quadro. Os pintores realistas executavam, no exterior, breves esboços e apontamentos que trabalhavam, depois, de forma cuidada, nos ateliers. Os seus quadros resultavam num instantâneo da realidade, com uma fotografia nítida, concreta e sólida.

Características da pintura:

* Representação da realidade com a mesma objectividade com que um cientista estuda um fenómeno da natureza, ou seja o pintor buscava representar o mundo de maneira documental;
* Ao artista não cabe "melhorar" artisticamente a natureza, pois a beleza está na realidade tal qual ela é; e.
* Revelação dos aspectos mais característicos e expressivos da realidade.

Temas da pintura:

* Politização: a arte passa a ser um meio para denunciar uma ordem social que consideram injusta; a arte manifesta um protesto em favor dos oprimidos.
* Pintura social denunciando as injustiças e as imensas desigualdades entre a miséria dos trabalhadores e a opulência da burguesia. As pessoas das classes menos favorecidas - o povo, em resumo - tornaram-se assunto frequente da pintura realista. Os artistas incorporavam a rudeza, a fealdade, a vulgaridade dos tipos que pintavam, elevando esses tipos à categoria de heróis. Heróis que nada têm a ver com os idealizados heróis da pintura romântica.

Principais pintores:
Courbet - foi considerado o criador do realismo social na pintura, pois procurou retratar em suas telas temas da vida quotidiana, principalmente das classes populares. Manifesta sua simpatia particular pelos trabalhadores e pelos homens mais pobres da sociedade no século XIX.
Obra destacada: Moças Peneirando o Trigo.
Jean-François Millet, sensível observador da vida campestre, criou uma obra realista na qual o principal elemento é a ligação atávica do homem com a terra. Foi educado num meio de profunda religiosidade e respeito pela natureza. Trabalhou na lavoura desde muito cedo. Seus numerosos desenhos de paisagens influenciaram, mais tarde, Pissarro e Van Gogh. É o caso, por exemplo, "Angelus".

Anónimo disse...

Os principais reprsentantes da pintura Realista Europeia são:

Honoré Daumier
Gustave Courbet
Jean-François Millet

Muito possivelmente a obra mais famosa de Jean-François Millet.
Este autor é conhecido por pintar o quotidiano do campo.
Tal como noutras obras de Millet, o artista coloca o motivo, as respigadoras, no primeiro plano da composição, curvadas sobre o chão, não se dando ao trabalho de sequer virar o olhar para o espectador.
Modestas pela sua condição, são, no entanto, figuras robustas, bem modeladas pela cor e pela luz.
No fundo, quase sobre a linha do horizonte e em pleno Sol, o grupo dos restantes ceiferos prossegue a labuta.

Rui Jacinto Nº20 11ºD

Anónimo disse...

1-Honoré Doumier
Gustave Courbet
Jean-François Millet

2- Uma das obras mais famosas de Jean-François Millet é “As Respigadoras de Trigo”, é conhecido por retratar o quotidiano no campo. Nesta obra é ilustrado um direito conhecido aos camponeses, ou seja, recolher as espigas de trigos esquecidas após a colheita.
No plano da obra destacam-se três personagens sobre uma paisagem de planície luminosa. São duas respigadoras curvadas para o chão com um gesto decidido, apanham as espigas deixadas pelas ceifeiras; a terceira amarra seu maço, deste grupo de mulheres, só se vê o perfil desta ultima, o rosto escurecido pelo sol é quase animalesco, com traços grosseiros. São entanto figuras robustas, bem modeladas pela cor e pela luz. Ao fundo, quase sobre a linha de horizonte e em pleno sol, o grupo dos restantes ceifeiros prossegue a labuta.
Sem idealizar o tema que retratava, Millet quis chamar a atenção para a grandeza e a dignidade da tarefa executada por pessoas humildes e resignados diante da existência que não podem mudar.

Melissa Tavares,12ºC, Nº10

Anónimo disse...

Os principais representantes do realismo na europeia são:
Honoré Damier(1808-1879)
Gustave Courbet(1816-1877)
Jeau-Francois Millet(1814-1875)

Este quadro de Millet do ano 1857 e tal como outras obras, o artista coloca o motivo, « as respigadoras » no primeiro plano da composição, curvadas sobre o chão, não se dando ao trabalho de sequer virar o olhar para o espectador.
Modestas pela sua condição, são, no entanto, figuras robustas, bem modeladas pela cor e pela luz.
Ao fundo, quase sobre a linha do horizonte (em que Millet se encontra sempre muito alto) e em pleno sol. O grupo dos restantes ceifeiros prossegue a labuta.
Esta obra mostra-nos o trabalho no campo e esta temática trabalhar no campo, tem cores vivas, que transmite alegria. Alguma luz a dureza no campo.
Este quadro mostra-nos todas as características do realismo.

Tânia Rodrigues nº25 11ºD

Anónimo disse...

Ao principais representantes da pintura realista europeia são: Gustave Courbet, Honoré-Victorien Doumier e Jean-François Millet.
O realismo tem como temáticas preferidas as sociais e as retiradas do quotidiano (domestico, de trabalho ou de lazer), eram utilizadas pessoas comuns e anónimas sendo estas realizadas respeitando a anatomia nas proporções e as volumetrias, a cor ambiente e muito fieis à realidade.
Os pintores realistas tiveram tendência para simplificar o claro-escuro da cor.
Uma das obras mais notórias do realismo foi “As Respigadoras do Trigo” de Jean-François Millet, nela a artista coloca o motivo as respigadoras, no primeiro plano da composição são figuras robustas, bem modeladas pela cor e pela luz e no fundo, quase sobre a linha do horizonte e em pleno sol o restante grupo de ceifeiros .
Lucinda matos 11ºD nº13

Anónimo disse...

eu achei muito interesanteinturas essas pinturas

Anónimo disse...

cara eu achei muito maneiro essas pinturas

Anónimo disse...

que podre esse saite nada aver cara comenta outra coisa que chato velho podridao