segunda-feira, 19 de janeiro de 2009

PINTURA ROMÂNTICA

"A Liberdade Guiando o Povo", Eugéne Delacroix
* Com a ajuda da obra apresentada caracteriza a pintura romântica

7 comentários:

Anónimo disse...

A pintura foi o ramo das artes plásticas mais significativo no período do romantismo, foi ela o veículo que consolidaria definitivamente o ideal de uma época, utilizando-se de temas dramáticos e sentimentais inspirados pela literatura e pela História. Procura-se no conteúdo, mais do que os valores de arte, os efeitos emotivos, destacando principalmente a pintura histórica e em menos grau a pintura sagrada.
Novamente a revolução Francesa e seus desdobramentos servem de inspiração; agora para uma arte dramática como pode ser percebida em Delacroix e Goya. Podemos dizer que este último, manifestou uma tendência mais politizada do romântismo, exceção para a época e que tornou-se valorizada no século XX
As cores se libertaram e fortaleceram, dando a impressão, às vezes, de serem mais importantes que o próprio conteúdo da obra. A paisagem passou a desempenhar o papel principal, não mais como cenário da composição, mas em estreita relação com os personagens das obras e como seu meio de expressão.
O romantismo foi marcado pelo amor a natureza livre e autêntica, pela aquisição de uma sensibilidade poética pela paisagem, valorizada pela profusão de cores, refletindo assim o estado de espírito do autor.
Na França e na Espanha, o romantismo produziu uma pintura de grande força narrativa e de um ousado cromatismo, ao mesmo tempo dramático e tenebroso. É o caso dos quadros das matanças de Delacroix, ou do Colosso de Goya, que antecipou, de certa forma, a pincelada truncada do impressionismo.
Em relação há pintura do quadro "A Liberdade Guiando o Povo", de Eugéne Delacroix tem uma forma triangular, no topo tem a mulher (simboliza uma deusa) e a bandeira Francesa, e que vai descendo até ao revolucionários que ergueram as primeiras barricadas na historia de Paris.
Mostra a revolução nua e crua, a realidade, os revolucionários estão o sujos pelo fumo negro da pólvora cuspido pelos mosquetes, a sua cara mostra espanto e terror do que estão a testemunhar.
Entre eles o jovem de negro de chapéu ligeiramente inclinado um boémio que abandona os prazeres da vida para trilhar as ruas de mosquete nas mãos contra o estado opressor, um miúdo de pistolas na mão espalha a anarquia, um homem que apenas se vê o rosto com um chapéu do exercito pilha os corpos que jazem nus no chão, um homem de branco ergue a espada sem medo do confronto.
Este quadro foi polémico na altura não apenas pelo peito nu da Liberdade, mas pelos soldados mortos e despidos e pelos revolucionários que são representados como a ralé da cidade pessoas comuns que expressam medo nos rostos.

Anónimo disse...

A pintura foi aquela em que o ideário romântico melhor se expressou. Nasceu da pintura pré-romântica de finais do século XVIII e recebeu influências dos pintores do grupo Os Nazarenos.
Quebrando as regras do academismo neoclássico, o pintor romântico lutou pela livre expressão do seu eu pessoal, dando larga à imaginação, ao sonho, aos sentimentos, à sensibilidade…
A individualização e diversidade da pintura romântica são notórias quer a nível temático, quer estilístico.
Na pintura romântica as cores libertam-se e fortaleceram-se dando a expressão de serem mais importantes que o próprio conteudo da obra. A paisagem começou a desempenhar o papel principal, mas em estreita relação com as personagens das obras e com o meio de expressão.
A obra “A Liberdade Guiando o Povo” está organizada numa composição clássica, triangular, a cena divide-se em três planos: no primeiro, os mortos e feridos caídos junto a uma barricada de pedras e tábuas que se interpõe entre o público e o plano da acção; no segundo, a multidão de revoltosos guiados pela Liberdade , uma figura feminina, de barrete jacobino, empunhando a bandeira tricolor e um mosquete; no terceiro plano, envolto em nuvens de poeira e fimo de pólvora, o resto da turba amotinada enquadrada pelo cenário difuso da cidade.


Margarida*
nº3
12ºC

Anónimo disse...

A pintura romãntica foi a arte mais significativa do periodo romântico,porque foi aquela que melhor se expressou e alcançou o seu apogeu entre 1820 e 1850.Nasceu da pintura pre-romântica de finais do séc.XVIII e recebeu influencias de pintores Nazarenos e os Pre-Rafaelitas.O pintor romântico lutou pela livre expressão do seu eu pessoal, quebrando assim as regras do neoclássico.
É marcada pela diversidade formal e plástica e pela variedade estilistica resultante do individualismo.
esta pintura favorece tudo o que está ligado á paixão, imaginaçãosonho, dominíos da sensibilidade.Esta tendencia resultou também do próprio isolamento do artista que se interrogou sobre os desihníos do homem, da existência (vida e morte) do destino de Deus.O artista do romantismo aposta decididamente na liberdade, assim o seu estilo torna se livre, cada vez mais solto e vivo.
A temática baseou-se na literatura,na mitologia, no mundo do sonho e do fantastico, na natureza(paisagem e animal),nos conteúdos exóticos, no retrato psicológico, nos costumes populares, como feirase romarias.
As cores libertarm e fortaleceram dando a impressão, ás vezes, de serem mais importantes do que o proprio conteúdo da obra, assim prevaleceu a cor sobre o desenho linear, fortes contrastes cromáticos, havia intensos efeitos de claro e escuro, as pinceladas eram largas, vigorosas e espontâneas mostrando os volumes.A sua estrutura era agitada, formalmente movimentada, marcada por oblíquas e linhas sinuosas.Uma caracteristica muito importante é que a luz focalizava o assunto a evidenciar, mas também serviu de elementos unificadores.A figura humana representada em escorço revelava atitudes contrastantes que reforçam o dramatismo e o movimento.A Natureza era o elemento onde se inspiravam os pintores em todas as suas obras.Wugene Delacroix foi o pinyor mais importante desta época,e a sua obra mais importante foi"A Liberdade guiandi o povo".Esta obra naquele tempo foi muito criticada, devido aos peitos da mulhre e também por estarem alguns grupos envolvidos aquela revolução.A composição encaixa-se sobre um triangulo.
A mulher simbolizava a liberdade.
Esta obra mostra a revolução dura e cura.A cara da mulher mostra espanto e terror.
A cena desenvolve-se em três planos:no primeiro, os mortos e feridos caídos junto a uma barricada de pedras e tábuas se interpõe entre o publico e o plano da acção;no segundo,a multidão de revoltosos guiada pela liberdade, uma figura feminima, de barrete jacobino empunhado a bandeira tricolor e um mosquete;no terceiro plano,envolto em nuvens de poeira e fumo de pólvora, o resto da tuba amotinada enquadrada pelo cenário difuso da cidade.
Esta obra tem todas as caracteristicas da pintura romântica.

Tânia Rodrigues nº25 11ºD

Anónimo disse...

O Romantismo busca um ideal sublime, objectivando o mundo, embora tenda subjetivar o mundo exterior.
As primeiras manifestações românticas na pintura ocorreram quando Francisco Goya pintou um quadro de temática neoclássico como Saturno devorando seus filhos.
O principal tema do Romanatismo é a Naturaza, que se exprime pela Paisagem. É através da paisagem que os artístas transmitem os seus estados de espirito e as suas emoções, objectivo fundamental do Romantismo, o primado do indivíduo.
Como podemos ver na obra "A Liberdade guiando o povo", o ambiente dramatico é dado geralmente pela representação das forças da naturaza sob a qual, o homem, irremediavelmenteestá á mercê; mas o Roamantismo pode apresentar o ambiente nostálgico e sonhador é muitas vezes marcado pela representação de ruínas no meio de uma natureza luxuriante que se revela indiferente ao destino dos homens.
Algumas das características formais são: a composição em pirâmide por linhas olbíquas gerando ritmos e sugerindo movimento, (como tambem podemos ver na obra "A Liberdade guiando o povo"), acentuando o dinamismo da composição. E como podemos ver na obra, contrastes fortes de claro-escuro e de cor. Utilização das virtudes expressivas da cor por oposição ao desenho frio e calculado do Classicismo.
A pincelada larga, fluída, vigorosa e espontânea define volumes.
A luz foi, frequentemente, focalizada para o assunto que se queria evidenciar, e serviu também, por vezes, de elemento unificados dos vários componentes do quadro e por ultimo a figura humana revela atitudes contrastadas que reforçaram o dramatismo e o movimento.

Melissa Cabral, Nº10, 12ºC.

Anónimo disse...

Ferdinand Victor Eugéne Delacroix é considerado o mais importante representante do romantismo francês.
Frequentou os melhores colégios de Paris, teve aulas de música no Conservatório e de pintura na Escola de Belas-Artes.
Visitava quase todos os dias o Louvre para estudar as obras de Rafael e Rubens.
Delacroix também se interessou por temas políticos da sua época.Sentindo-se culpado por ter participado nos acontecimentos do país, pintou a Liberdade Guiando O Povo (1830), um quadro banido na época mas que mais tarde o estado adquiriu e foi exibido poucas vezes.
O certo é que a bandeira francesa tremulando nas mãos de uma liberdade destemida, prestes a saltar da tela, impressionou um grande numero de admiradores de arte e não só.
Delacroix foi contratado para decorar o palácio do rei em Paris, o palácio de Luxemburgo e a biblioteca de Saint-Sulpice.
Nos seus últimos anos preferiu a solidão do seu atelier.
"A Liberdade Guiando o Povo" é uma pintura em comemoração à Revolução de Julho de 1830, com a queda de Carlos X.
Uma mulher representa a liberdade guiando o povo por cima dos corpos dos derrotados, levando a bandeira tricolor da revolução francesa numa mão e um mosquete com baioneta na outra.
O quadro tem uma forma triangular no topo, tem uma mulher (simboliza uma deusa) e a bandeira francesa, que vai descendo até aos revolucionários que erguem as primeiras barricadas na história de Paris.
Mostra a revolução nua e crua, a realidade, os revolucionários que estão sujos pelo fumo negro da pólvora cuspido pelos mosquetes, as sua caras mostram espanto e terror do que estão a testemunhar.
Entre eles o jovem de negro de chapéu ligeiramente inclinado um boémio que abandona os prazeres da vida para trilhar as ruas de mosquete nas mãos contra o estado opressor, um miúdo de pistolas na mão espalha a anarquia, um homem que apenas se vê o rosto com um chapéu do exército pilha os corpos que jazem nus no chão, um homem de branco ergue a espada sem medo do confronto.
Este quadro foi polémico na altura não apenas pelo peito nu de liberdade, mas pelos soldados mortos e despidos e pelos revolucionários que são representados como a ralé da cidade, pelas pessoas comuns que expressam medo nos rostos.

Caroline Almeida 12ºC

Anónimo disse...

Foi na pintura que melhor se expressou o Romantismo que alcanço o seu apogeu entre 1820 á 1850.
O pintor romântico quebrou as regras do academismo neoclássico, sendo que ele lutou pela livre expressão do seu eu pessoal, dando largas à imaginação, sonho, sentimentos e sensibilidade tornando-se num estilo, livre, cada vez mais solto e vivo.
É marcado pela diversidade formal e plástico e pelas variedades estilística resultante do individualismo.
A individualização e diversidade pintura romântica são notórias na temática que se baseou na literatura, acontecimentos trágicos, heróicos ou épicos da realidade, na mitologia, no mundo do sonho (Onírico) e do fantástico, na natureza (paisagem e animal), nos conteúdos exóticos, no retrato psicológico e nos costumes populares, como feiras e romarias.
A pintura romântica apresenta-se ainda muito influenciada pelo academismo neoclássico, sobretudo no tratamento realista e naturalismo.
As características do romantismo: prevaleceu a cor sobre o desenho linear; fortes contrates cromáticos; Intensos efeitos de claro-escuro; pinceladas largas, fluidos, vigorosas e espontâneas definem os volumes; estrutura agitada, formalmente movimentada, marcada por oblíquas e linhas sinuosas; assuntos base envolvido0 por cenário natural, dramático; a natureza era personificada; a luz, focaliza o assunto a evidenciar, mas também serviu de elemento unificador e a figura humana, representado em escorço, revela atitude contrastantes que reforçam o dramatismo e o movimento.
O melhor exemplo é “A Liberdade guiando o Povo” de Eugène Delacroix pois nela estão presentes todas as características do romantismo pois esta organiza-se numa composição clássica, triangular e isto desenvolvidas em três planos e onde na obra se destaca os escorço e também a figura feminina que representa a Liberdade. Lucinda Matos 11ºd nº13

Anónimo disse...

Foi na pintura que melhor se expressou o Romantismo que alcanço o seu apogeu entre 1820 á 1850.
O pintor romântico quebrou as regras do academismo neoclássico, sendo que ele lutou pela livre expressão do seu eu pessoal, dando largas à imaginação, sonho, sentimentos e sensibilidade tornando-se num estilo, livre, cada vez mais solto e vivo.
É marcado pela diversidade formal e plástico e pelas variedades estilística resultante do individualismo.
A individualização e diversidade pintura romântica são notórias na temática que se baseou na literatura, acontecimentos trágicos, heróicos ou épicos da realidade, na mitologia, no mundo do sonho (Onírico) e do fantástico, na natureza (paisagem e animal), nos conteúdos exóticos, no retrato psicológico e nos costumes populares, como feiras e romarias.
A pintura romântica apresenta-se ainda muito influenciada pelo academismo neoclássico, sobretudo no tratamento realista e naturalismo.
As características do romantismo: prevaleceu a cor sobre o desenho linear; fortes contrates cromáticos; Intensos efeitos de claro-escuro; pinceladas largas, fluidos, vigorosas e espontâneas definem os volumes; estrutura agitada, formalmente movimentada, marcada por oblíquas e linhas sinuosas; assuntos base envolvido0 por cenário natural, dramático; a natureza era personificada; a luz, focaliza o assunto a evidenciar, mas também serviu de elemento unificador e a figura humana, representado em escorço, revela atitude contrastantes que reforçam o dramatismo e o movimento.
O melhor exemplo é “A Liberdade guiando o Povo” de Eugène Delacroix pois nela estão presentes todas as características do romantismo pois esta organiza-se numa composição clássica, triangular e isto desenvolvidas em três planos e onde na obra se destaca os escorço e também a figura feminina que representa a Liberdade. Lucinda Matos 11ºd nº13