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quarta-feira, 19 de dezembro de 2007
ESCULTURA ROMANA
* Caracteriza a escultura romana
9 comentários:
Anónimo
disse...
A Fundação de Roma está cercada de lendas e mitos. Considera-se que Roma se deu em 753 a.C. a formação cultural do povo romano sofreu forte influências dos gregos e etruscos que ocupam diferentes regiões da Itália entre os séculos XII e VI a.C. A escultura é uma arte que representa imagens plásticas em relevo total ou parcial. Vários materiais se prestam a esta arte, uns mais perenes como o bronze ou o mármore, outros mais fáceis de trabalhar, como a argila, a cera ou a madeira. Mas também podem ser utilizados para representar qualquer coisa, tradicionalmente o objectivo maior foi sempre representar o corpo humano, ou a divindade antropomórfica. É considerada a terceira das artes. Vendo maior parte da história, as obras dos artistas permaneceram que utilizaram-se materiais mais perenes e duráveis possíveis como a pedra (exemplos: mármore, pedra calcária, granito) ou materiais (exemplos: bronze, ouro, prata). Usavam técnicas para melhorar a durabilidade de certos materiais (exemplos: argila, terracota) ou mesmo que empregaram os materiais de origem orgânica mais nobres possíveis (exemplos: madeiras duráveis como ébano, jacarandá, materiais como o marfim ou âmbar). Bem de um modo geral embora se possa esculpir em quase tudo que consiga manter por pelo menos algumas horas a forma idealizada (exemplos: manteiga, gelo, cera, gesso, areia molhada), essas obras efémeras não podem ser apreciadas por um público que não seja coevo. A escolha de um material normalmente implica na técnica a se utilizar. A cinzelação é quando um bloco de material se retira o que excede a figura utilizando ferramentas do corte próprias, para a perda ou madeira; a modelagem, quando se agrega material plástico até conseguir o efeito desejado, para cera ou argila; a fundição, quando se verte metal quente em um molde feito com outros materiais. Modernamente, as novas técnicas como dobra e solda de chapas metálicas, moldagens com resinas, betão armado ou plásticos ,ou mesmo a utilização da luz coerente para dar uma sensação de tridimensionalidade, tem sido tentadas e só o tempo dirá quais serão perenes. Algumas formas especificas de esculturas através do tempo foram mais utilizadas que outras: o busto, espécie de retrato do poderoso da época; a estátua equestre, tipicamente mostrando um poderoso senhor em seu cavalo; Fontes de água, especialmente em Roma, para coroar seus fabulosos aquedutos e onde a água corrente tinha um papel a representar; estátua, representando uma pessoa ou um deus em forma antropomórfica; Alto ou Baixo-relevo, o modo de ilustrar uma história em pedra ou metal; mobiliário, normalmente utilizado em jardins.
A Fundação de Roma está cercada de lendas e mitos. Considera-se que Roma se deu em 753 a.C. a formação cultural do povo romano sofreu forte influências dos gregos e etruscos que ocupam diferentes regiões da Itália entre os séculos XII e VI a.C. A escultura é uma arte que representa imagens plásticas em relevo total ou parcial. Vários materiais se prestam a esta arte, uns mais perenes como o bronze ou o mármore, outros mais fáceis de trabalhar, como a argila, a cera ou a madeira. Mas também podem ser utilizados para representar qualquer coisa, tradicionalmente o objectivo maior foi sempre representar o corpo humano, ou a divindade antropomórfica. É considerada a terceira das artes. Vendo maior parte da história, as obras dos artistas permaneceram que utilizaram-se materiais mais perenes e duráveis possíveis como a pedra (exemplos: mármore, pedra calcária, granito) ou materiais (exemplos: bronze, ouro, prata). Usavam técnicas para melhorar a durabilidade de certos materiais (exemplos: argila, terracota) ou mesmo que empregaram os materiais de origem orgânica mais nobres possíveis (exemplos: madeiras duráveis como ébano, jacarandá, materiais como o marfim ou âmbar). Bem de um modo geral embora se possa esculpir em quase tudo que consiga manter por pelo menos algumas horas a forma idealizada (exemplos: manteiga, gelo, cera, gesso, areia molhada), essas obras efémeras não podem ser apreciadas por um público que não seja coevo. A escolha de um material normalmente implica na técnica a se utilizar. A cinzelação é quando um bloco de material se retira o que excede a figura utilizando ferramentas do corte próprias, para a perda ou madeira; a modelagem, quando se agrega material plástico até conseguir o efeito desejado, para cera ou argila; a fundição, quando se verte metal quente em um molde feito com outros materiais. Modernamente, as novas técnicas como dobra e solda de chapas metálicas, moldagens com resinas, betão armado ou plásticos ,ou mesmo a utilização da luz coerente para dar uma sensação de tridimensionalidade, tem sido tentadas e só o tempo dirá quais serão perenes. Algumas formas especificas de esculturas através do tempo foram mais utilizadas que outras: o busto, espécie de retrato do poderoso da época; a estátua equestre, tipicamente mostrando um poderoso senhor em seu cavalo; Fontes de água, especialmente em Roma, para coroar seus fabulosos aquedutos e onde a água corrente tinha um papel a representar; estátua, representando uma pessoa ou um deus em forma antropomórfica; Alto ou Baixo-relevo, o modo de ilustrar uma história em pedra ou metal; mobiliário, normalmente utilizado em jardins.
Não foi respondida a questão...devem preocupar-se em construir a resposta referindo as caracteristicas da escultura e não copiar texto retirados na internet... Prof.
A escultura romana pode ter como materiais de utilização: mármore, bronze e terracota. A utilização desta técnica é derivada da tradição helenística. os meios tiveram como influência os despojos de guerras, presença de artistas gregos em Roma e o desenvolvimento do coleccionismo. A escultura romana é uma arte figurativa em que convivem duas frentes: a grega, com uma tendência para a idealização que se manifesta particularmente na representação de divindades e a outra é a popular e autóctone, de temática quotidiana e realista, utiliza recursos iconográficos não naturalistas e a frontalidade das composições. A função comemorativa ou funerária na escultura romana tem como base o retrato (busto, estátua retrato, estátua equestre) inclui-se nos géneros. Teve como influência etrusca e grega. Até ao século I a.C. ouve um grande realismo que ouve a produtividade exacta do modelo. A partir do século I a.C. o retrato sobre influência do ideal Helénico foi mais um passo para o destaque para a figura do Imperador. A partir dos finais do século Ia.C. o retrato torna-se mais realistas.
A escultura romana é fundamentalmente uma arte figurativa em que convivem duas vertentes: a grega -manifesta-se particularmente na representação de divindades; a popular e a autóctone(dos romanos)- de temática quotidiana e realista, utiliza recursos iconográficos não naturalistas ea frontalidade das composições. Divide-se em dois géneros :o retrato e o relevo. jessica e lucinda
(continuação) O retrato inclui o busto, a estátua retrato(corpo inteiro)e a estátua equestre(sobretudo imperadores) A função da estátua equestre é de ordem comemorativa e funerária(tendo influência etrusca). Divide-se em três períodos: -até ao século I(grande realismo); -do século I a.c. até meados do séc.I d.c.(destaque para a figura do imperador); -a partir do séc. I o retrato torna-se realista. O relevo está ligado à arquitectura e divide-se no baixo, médio e alto relevo.(ex."Ara pacis","Arco Tito","Arco Constantino","Coluna de trajano"). jessica e lucinda
9 comentários:
A Fundação de Roma está cercada de lendas e mitos.
Considera-se que Roma se deu em 753 a.C. a formação cultural do povo romano sofreu forte influências dos gregos e etruscos que ocupam diferentes regiões da Itália entre os séculos XII e VI a.C.
A escultura é uma arte que representa imagens plásticas em relevo total ou parcial. Vários materiais se prestam a esta arte, uns mais perenes como o bronze ou o mármore, outros mais fáceis de trabalhar, como a argila, a cera ou a madeira. Mas também podem ser utilizados para representar qualquer coisa, tradicionalmente o objectivo maior foi sempre representar o corpo humano, ou a divindade antropomórfica. É considerada a terceira das artes.
Vendo maior parte da história, as obras dos artistas permaneceram que utilizaram-se materiais mais perenes e duráveis possíveis como a pedra (exemplos: mármore, pedra calcária, granito) ou materiais (exemplos: bronze, ouro, prata).
Usavam técnicas para melhorar a durabilidade de certos materiais (exemplos: argila, terracota) ou mesmo que empregaram os materiais de origem orgânica mais nobres possíveis (exemplos: madeiras duráveis como ébano, jacarandá, materiais como o marfim ou âmbar).
Bem de um modo geral embora se possa esculpir em quase tudo que consiga manter por pelo menos algumas horas a forma idealizada (exemplos: manteiga, gelo, cera, gesso, areia molhada), essas obras efémeras não podem ser apreciadas por um público que não seja coevo.
A escolha de um material normalmente implica na técnica a se utilizar. A cinzelação é quando um bloco de material se retira o que excede a figura utilizando ferramentas do corte próprias, para a perda ou madeira; a modelagem, quando se agrega material plástico até conseguir o efeito desejado, para cera ou argila; a fundição, quando se verte metal quente em um molde feito com outros materiais.
Modernamente, as novas técnicas como dobra e solda de chapas metálicas, moldagens com resinas, betão armado ou plásticos ,ou mesmo a utilização da luz coerente para dar uma sensação de tridimensionalidade, tem sido tentadas e só o tempo dirá quais serão perenes.
Algumas formas especificas de esculturas através do tempo foram mais utilizadas que outras: o busto, espécie de retrato do poderoso da época; a estátua equestre, tipicamente mostrando um poderoso senhor em seu cavalo; Fontes de água, especialmente em Roma, para coroar seus fabulosos aquedutos e onde a água corrente tinha um papel a representar; estátua, representando uma pessoa ou um deus em forma antropomórfica; Alto ou Baixo-relevo, o modo de ilustrar uma história em pedra ou metal; mobiliário, normalmente utilizado em jardins.
Ana silva nº13 11ºC
David nº8 11ºC
ola stor pode eleminar este comentário é que enganeime a escrever o numero do david. ele é o numero 7
eu coloco outro comentário.
obrigado
Ana silva nº13 11ºC
A Fundação de Roma está cercada de lendas e mitos.
Considera-se que Roma se deu em 753 a.C. a formação cultural do povo romano sofreu forte influências dos gregos e etruscos que ocupam diferentes regiões da Itália entre os séculos XII e VI a.C.
A escultura é uma arte que representa imagens plásticas em relevo total ou parcial. Vários materiais se prestam a esta arte, uns mais perenes como o bronze ou o mármore, outros mais fáceis de trabalhar, como a argila, a cera ou a madeira. Mas também podem ser utilizados para representar qualquer coisa, tradicionalmente o objectivo maior foi sempre representar o corpo humano, ou a divindade antropomórfica. É considerada a terceira das artes.
Vendo maior parte da história, as obras dos artistas permaneceram que utilizaram-se materiais mais perenes e duráveis possíveis como a pedra (exemplos: mármore, pedra calcária, granito) ou materiais (exemplos: bronze, ouro, prata).
Usavam técnicas para melhorar a durabilidade de certos materiais (exemplos: argila, terracota) ou mesmo que empregaram os materiais de origem orgânica mais nobres possíveis (exemplos: madeiras duráveis como ébano, jacarandá, materiais como o marfim ou âmbar).
Bem de um modo geral embora se possa esculpir em quase tudo que consiga manter por pelo menos algumas horas a forma idealizada (exemplos: manteiga, gelo, cera, gesso, areia molhada), essas obras efémeras não podem ser apreciadas por um público que não seja coevo.
A escolha de um material normalmente implica na técnica a se utilizar. A cinzelação é quando um bloco de material se retira o que excede a figura utilizando ferramentas do corte próprias, para a perda ou madeira; a modelagem, quando se agrega material plástico até conseguir o efeito desejado, para cera ou argila; a fundição, quando se verte metal quente em um molde feito com outros materiais.
Modernamente, as novas técnicas como dobra e solda de chapas metálicas, moldagens com resinas, betão armado ou plásticos ,ou mesmo a utilização da luz coerente para dar uma sensação de tridimensionalidade, tem sido tentadas e só o tempo dirá quais serão perenes.
Algumas formas especificas de esculturas através do tempo foram mais utilizadas que outras: o busto, espécie de retrato do poderoso da época; a estátua equestre, tipicamente mostrando um poderoso senhor em seu cavalo; Fontes de água, especialmente em Roma, para coroar seus fabulosos aquedutos e onde a água corrente tinha um papel a representar; estátua, representando uma pessoa ou um deus em forma antropomórfica; Alto ou Baixo-relevo, o modo de ilustrar uma história em pedra ou metal; mobiliário, normalmente utilizado em jardins.
Ana Silva nº13 11ºC
David nº7 11ºC
entao pessoal comentem ao blog
estao a falhar força nisso todos juntos conseguimos
porfavor
adorovos a todos malta
Ass:Castiça
eheheheheheh
Olá
Não foi respondida a questão...devem preocupar-se em construir a resposta referindo as caracteristicas da escultura e não copiar texto retirados na internet...
Prof.
A escultura romana pode ter como materiais de utilização: mármore, bronze e terracota.
A utilização desta técnica é derivada da tradição helenística.
os meios tiveram como influência os despojos de guerras, presença de artistas gregos em Roma e o desenvolvimento do coleccionismo.
A escultura romana é uma arte figurativa em que convivem duas frentes: a grega, com uma tendência para a idealização que se manifesta particularmente na representação de divindades e a outra é a popular e autóctone, de temática quotidiana e realista, utiliza recursos iconográficos não naturalistas e a frontalidade das composições.
A função comemorativa ou funerária na escultura romana tem como base o retrato (busto, estátua retrato, estátua equestre) inclui-se nos géneros.
Teve como influência etrusca e grega.
Até ao século I a.C. ouve um grande realismo que ouve a produtividade exacta do modelo.
A partir do século I a.C. o retrato sobre influência do ideal Helénico foi mais um passo para o destaque para a figura do Imperador.
A partir dos finais do século Ia.C. o retrato torna-se mais realistas.
Ana Silva Nº13 11ºC
David Nº7 11ºC
A escultura romana é fundamentalmente uma arte figurativa em que convivem duas vertentes:
a grega -manifesta-se particularmente na representação de divindades;
a popular e a autóctone(dos romanos)- de temática quotidiana e realista, utiliza recursos iconográficos não naturalistas ea frontalidade das composições.
Divide-se em dois géneros :o retrato e o relevo.
jessica e lucinda
(continuação)
O retrato inclui o busto, a estátua retrato(corpo inteiro)e a estátua equestre(sobretudo imperadores)
A função da estátua equestre é de ordem comemorativa e funerária(tendo influência etrusca).
Divide-se em três períodos:
-até ao século I(grande realismo);
-do século I a.c. até meados do séc.I d.c.(destaque para a figura do imperador);
-a partir do séc. I o retrato torna-se realista.
O relevo está ligado à arquitectura e divide-se no baixo, médio e alto relevo.(ex."Ara pacis","Arco Tito","Arco Constantino","Coluna de trajano").
jessica e lucinda
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