domingo, 2 de janeiro de 2011

ARTE PALEOCRISTÃ

- A Arte Paleocristã foi o conjunto de manifestações artísticas dos primeiros cristãos, que decorreram aproximadamente entre o ano 200 e o séc. VI da Era Cristã, correspondendo ao período de expansão do Cristianismo;
- A extraordinária dispersão geográfica desta arte forneceu-lhe uma grande diversidade regional, mas, no entanto, não impediu a subsistência de traços estruturais comuns:
a utilização dos modelos estilísticos da Roma clássica;
o uso de novas formas técnicas e estéticas oriundas das zonas periféricas do império, sobretudo das províncias do Oriente;
e a subordinação a um novo espírito e a uma nova temática: a do Cristianismo que impôs uma iconografia retirada das Sagradas Escrituras e um sentido doutrinal e pastoral às artes decorativas.
- Na arquitectura, a grande preocupação foi a procura de uma tipologia para o templo cristão, que adoptaria duas funções: ser a morada de Deus e recinto de culto e um local de encontro e reunião da comunidade dos fiéis, impondo assim novas exigências funcionais e de espaço;
- As primeiras igrejas da arte paleocristã obedeceram dois modelos principais: o de planta basilical, em cruz latina, com três ou cinco naves separadas por arcadas e/ou colunatas e cobertas por tectos de armação de madeira; e o de planta centrada, de influência helenística e oriental, com formas circulares, octogonais ou em cruz grega, e coberturas em cúpula e meias cúpulas. Em ambos os modelos sobressai a preocupação em destacar as linhas cruciformes (em forma de cruz), cuja simbologia se havia já começado a definir;
- Os baptistérios (edifícios sagrados destinados à celebração do baptismo), tal como os mausoléus (túmulos), adoptaram a planta centrada, com uma das portas orientada a leste e outra a poente, com enormes cúpulas sobre a sala central;- Os baptistérios (edifícios sagrados destinados à celebração do baptismo), tal como os mausoléus (túmulos), adoptaram a planta centrada, com uma das portas orientada a leste e outra a poente, com enormes cúpulas sobre a sala central;
- As primitivas igrejas cristãs eram exteriormente pobres e muito austeras e interiormente possuíam uma decoração pictórica, a fresco ou em mosaicos, de belas e vivas cores. O seu modelo mais característico foi o de planta basilical de três naves, que só se impôs como dominante a partir do séc. V, no Ocidente, influenciando toda a evolução artística seguinte, até ao Românico.


* Caracteriza a arquitectura Paleocristã

23 comentários:

Adriana Ferreira disse...

A arquitectura paleocristã preocupava-se com duas funções: ser a morada de Deus e recinto de culto e um local de encontro e reunião da comunidade dos fiéis.
As primeiras construções baseavam-se em duas plantas, tais como, a planta basílical, em cruz latina, que se caracterizava por ser uma planta com três ou cinco naves separadas por arcadas ou colunatas e cobertas por tectos de armação de madeira; e a planta centrada, com formas circulares, octogonais ou em cruz grega, e coberturas em cúpula e meias cúpulas.Nestes modelos,preocupa essencialmente destacar as linhas cruciformes, em forma de cruz.
A planta centrada foi mais adoptada pelos mausoléus( lugares onde supultavam os mortos mais importantes) e pelos baptistérios( local onde se faziam os baptizados).Estes tinham uma das portas orientada a leste e outra a poente, com enormes cúpulas sobre a sala central.
No exterior, as igrejas cristãs eram muito pobres em decoração, estando as paredes com pedra ou tijolo.No interior eram ricamente decoradas com frescos e mosaicos de cores vivas e belas

Adriana Ferreira.Nº20 10ºD

Inês Pina disse...

A Arte Paleocristã foi a arte dos cristãos, produzida por eles e para eles. Esta arte surgiu nas catacumbas. A arquitectura é uma das artes mais importantes, senão a mais importante da Arte Paleocristã. Preocuparam-se com a procura de uma tipologia para o templo cristão, que adquiria duas funçoes: ser a morada de Deus e um local de encontro e reunião dos fiés. Quando o cristianismo foi aceite os cristãos utilizavam as basílicas romanas que na altura tiveram várias funções. Mais tarde construiram as suas próprias basílicas. Estas obedeceram a dois modelos principais: A planta basilical era em cruz latina. Na cruz a sua parte mais curta é o transépto e parte do topo, a parte da capela maior é a abside. Tinha três ou cinco naves separadas por arcadas ou culonatas e eram também cobertas por por tectos de armação de madeira. Existe também a planta centrada com formas circulares, octogonais ou em cruz grega e tinha coberturas em cúpula e meias cúpulas. Existiam também os baptistérios que adoptaram a planta centrada com uma das portas orientada a leste e outra a poente com enormes cúpulas sobre a sala central. Os mausoléus tal como os baptistérios também utilizaram a planta centrada.

Inês Pina nº 7 10.D

Vera Amaral* disse...

• A arquitectura da arte paleocristã centrou-se na procura de uma tipologia para o templo cristão, recinto de culto e local de encontro e reuniões da comunidade dos fiéis.
As primeiras igrejas da arte paleocristã obtemperavam a dois modelos:
- o de planta basilical, em cruz latina, com três ou cinco naves separadas por arcadas e/ou colunatas e cobertas por tectos de armação de madeira.
- planta centrada, de influência helenística e oriental, com formas circulares, octogonais ou em cruz grega, continha coberturas em cúpula e meias cúpulas. Em ambos os modelos sobressai a preocupação de destacar as linhas cruciformes (em forma de cruz), cuja simbologia se havia já começando a definir.
Devido a importância que a religião ia assumindo na vida das comunidades deu-se o aparecimento de vários complexos arquitectónicos que incluíam uma ou duas igrejas e um baptistério (edifício destinado à celebração do baptismo), de planta centrada, com uma das portas orientada a leste e a outra a poente, com enormes cúpulas sobre a sala central, tal como os mausoléus (túmulos onde eram colocados os corpos das pessoas com maior importância)
No seu exterior as igrejas eram de decoração pobre e muito austeras e no seu interior continham uma decoração pictórica, onde era utilizada a técnica dos frescos ou em mosaico constituída com cores vivas.
O modelo mais característico foi o de planta basilical de três naves.

Vera Amaral* nº 21 disse...

• Destacando-se assim, a Basilica de São Pedro do vaticano, Roma.324; o Mausoléu de Santa Constança, Roma.354; a Igreja de Santa Balbina; a Basilica de S.Simeão, o estilista, Síria, séc V e o Baptistério de Ravena, Itália, séc V.

Bárbara Costa disse...

Na arquitectura Paleocristã o principal esforço centrou-se na procura de uma tipologia para o templo cristão. Este, ao contrário do seu congénere clássico, pretendia ser, simultaneamente, morada de Deus, recinto de culto e local de encontro e reunião da comunidade dos fiéis, o que, à partida, impôs novas exigências funcionais e de espaço,após aproximadamente o final do século V a arte cristã mostra o início do estilo artístico bizantino. Esta arte surgiu nas catacumbas local onde eles praticavam o seu culto que só mais tarde veio ser aceite. As primeiras igrejas construídas obedeceram a dois modelos principais:
- o de planta basilical, em cruz latina, com cinco ou três naves separadas por arcadas e/ou colunatas e cobertas por tectos de armação de madeira -Ex: Basílica de S. Pedro
- o de planta centrada, de influência helenística e oriental, com formas circulares, octogonais ou em cruz grega, e coberturas em cúpula e meias cúpulas - Ex: Baptistérios e mausoléus.
O exterior das basílicas pareciam muito sóbrios e pobres para demonstrar a humildade do cristianismo, já o seu interior apresentava-se rico a nível decorativo para nos evidenciar o caminho do paraíso. A sua escultura começou por aparecer nos sarcófagos paleocristãos onde se constatavam relevos alusivos ao cristianismo. Na sua pintura utilizavam mais as técnicas dos mosaicos e dos frescos - ex: Cristo o Bom Pastor
Bárbara Costa nº16 e Naele Silveira nº 19

Leandro Simões disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Leandro Simões disse...

A arquitectura Paleocristã após aproximadamente o final do século V o seu principal esforço centrou-se na procura de uma tipologia para o templo cristão. Este, ao contrário do seu congénere clássico, pretendia ser, simultaneamente, morada de Deus, recinto de culto e local de encontro e reunião da comunidade dos fiéis, o que, à partida, impôs novas exigências funcionais e de espaço. Esta arte começou por ser praticada nas catacumbas local onde eles exerciam o seu culto. As primeiras igrejas construídas obedeceram a dois modelos principais:
- o de planta basilical, em cruz latina, com cinco ou três naves separadas por arcadas e/ou colunatas e cobertas por tectos de armação de madeira -Ex: Basílica de S. Pedro
- o de planta centrada, de influência helenística e oriental, com formas circulares, octogonais ou em cruz grega, e coberturas em cúpula e meias cúpulas - Ex: Baptistérios e mausoléus.
O interior das Basílicas apresentava-se rico a nível decorativo (técnica de mosaicos ou frescos) já o seu exterior parecia muito sóbrio e pobre para demonstrar a humildade do cristianismo.

Leandro Simões nº25 e Sérgio Francisco nº 26

Joana nº 18 disse...

A arte Paleocristã definiu-se como a arte dos primeiros Cristãos, como a manifestação artística que decorreu, aproximadamente entre o ano 200 e o século VI da nossa Era. Este período, corresponde ao período de expansão do Cristianismo e, foi, a nível artístico, um período pobre.
Na arquitectura, o principal esforço centrou-se na procura de uma tipologia para o templo cristão que, para além de ser a morada de Deus e recinto de culto, pretendia, simultaneamente, ser local de encontro e reunião da comunidade dos fiéis.
As primeiras igrejas da arte paleocristã obedeceram a dois modelos principais:
- Planta basilical em cruz latina, com três ou cinco naves separadas por arcadas e/ou colunatas e cobertas por tectos de armação de madeira. Um exemplo desta tipologia é a Basílica de São Pedro do Vaticano, em Roma, do ano 324, fundada por Constantino para o culto Cristão.
- Planta centrada, de influência helenística e oriental, com formas circulares e octogonais ou em cruz grega, e coberturas em cúpula e meias cúpulas. A Basílica de São Simeão, do século V, é exemplo de uma Basílica que seguia o modelo de Planta centrada.
O destaque, em ambos os modelos, vai para as linhas cruciformes (em forma de cruz), cuja simbologia já se havia começado a definir.
A importância que a religião ia assumindo na vida das comunidades reflectiu-se no aparecimento de complexos arquitectónicos de certa envergadura que incluíam uma ou duas igrejas, e um baptistério (edificío sagrado destinado à celebração do baptismo).
Os baptistérios e os mausoléus, adoptaram preferencialmente a planta centrada.
As primitivas igrejas cristãs eram, exteriormente pobres, salientando a simplicidade da religião. Mas, animavam-se no interior pela decoração pictórica, a fresco ou em mosaicos, de belas e vivas cores. Pintavam-se motivos relacionados com o Cristianismo, temas como "Cristo, o Bom Pastor", "O Baptismo de Cristo", "Cristo rodeado pelos apóstolos", "Cristo em ascensão", temas do Antigo e Novo testamento, símbolos Cristãos como o peixe e a pomba, etc...
O seu modelo mais característico - o da basílica de três naves, só começou a impor-se como dominante durante o século V, no Ocidente, influenciando decisivamente toda a evolução artística seguinte, até ao Românico.

JoanaBeja disse...

A arte Paleocristã definiu-se como a arte dos primeiros Cristãos, como a manifestação artística que decorreu, aproximadamente entre o ano 200 e o século VI da nossa Era. Este período, corresponde ao período de expansão do Cristianismo e, foi, a nível artístico, um período pobre.
Na arquitectura, o principal esforço centrou-se na procura de uma tipologia para o templo cristão que, para além de ser a morada de Deus e recinto de culto, pretendia, simultaneamente, ser local de encontro e reunião da comunidade dos fiéis.
As primeiras igrejas da arte paleocristã obedeceram a dois modelos principais:
- Planta basilical em cruz latina, com três ou cinco naves separadas por arcadas e/ou colunatas e cobertas por tectos de armação de madeira. Um exemplo desta tipologia é a Basílica de São Pedro do Vaticano, em Roma, do ano 324, fundada por Constantino para o culto Cristão.
- Planta centrada, de influência helenística e oriental, com formas circulares e octogonais ou em cruz grega, e coberturas em cúpula e meias cúpulas. A Basílica de São Simeão, do século V, é exemplo de uma Basílica que seguia o modelo de Planta centrada.
O destaque, em ambos os modelos, vai para as linhas cruciformes (em forma de cruz), cuja simbologia já se havia começado a definir.
A importância que a religião ia assumindo na vida das comunidades reflectiu-se no aparecimento de complexos arquitectónicos de certa envergadura que incluíam uma ou duas igrejas, e um baptistério (edificío sagrado destinado à celebração do baptismo).
Os baptistérios e os mausoléus, adoptaram preferencialmente a planta centrada.
As primitivas igrejas cristãs eram, exteriormente pobres, salientando a simplicidade da religião. Mas, animavam-se no interior pela decoração pictórica, a fresco ou em mosaicos, de belas e vivas cores. Pintavam-se motivos relacionados com o Cristianismo, temas como "Cristo, o Bom Pastor", "O Baptismo de Cristo", "Cristo rodeado pelos apóstolos", "Cristo em ascensão", temas do Antigo e Novo testamento, símbolos Cristãos como o peixe e a pomba, etc...
O seu modelo mais característico - o da basílica de três naves, só começou a impor-se como dominante durante o século V, no Ocidente, influenciando decisivamente toda a evolução artística seguinte, até ao Românico.

Anónimo disse...

It's perfect time to make some plans for the long run and it's time to be happy.
I havе lеarn this publіsh and if I may I
ԁeѕire to counsel you some attention-grabbіng iѕsues or adviсe.

Pеrhаps you can write ѕubsequent articleѕ regarding thiѕ aгticle.
I want to learn more issues approximately it!

my ωeb page: v2 cig review

Anónimo disse...

It's perfect time to make some plans for the long run and it's tіme
tο be hapρy. I havе lеarn thіѕ ρublish anԁ if I may I deѕire to counѕel уоu ѕοmе attentiοn-grabbing iѕsuеѕ οr advice.

Perhaps you cаn wгite subsеquent artiсles regardіng thіs
агticle. Ӏ wаnt to leагn more isѕueѕ approхimatеly іt!


Alѕо visіt my blog post; v2 cig review
my page > V2 Cigs Reviews

Anónimo disse...

It's very easy to find out any matter on net as compared to textbooks, as I found this post at this web site.

Feel free to surf to my webpage; Mouse Click the up coming web site
my website - http://redosier.w3bookmarks.com/user/profile/dwightfrye

Anónimo disse...

It's very simple to find out any matter on web as compared to books, as I found this article at this web site.

My blog post: Extra resources

Anónimo disse...

Its like you read my mіnd! You аppear to know so much аbout thiѕ, like
you wrote the bоok in it or ѕomеthing.
I thіnk that you can do with some piсs tо drive the mеssage home a bit, but instead оf that,
this is fantastic blog. A gгeat read.
I'll certainly be back.

My web-site; mouse click the up coming post
My webpage: prweb.com/releases/silkn/sensepilreview/prweb10193901.htm

Anónimo disse...

Thanks for sharing your info. I truly appгeсіate your efforts and I am waitіng
for your further write ups thank you once аgain.


Also visit my homeρage: www.lynxoutdoor.eu

Anónimo disse...

Hеllo Dear, are you гeally visiting thіs site on а regular
basіs, if ѕo afterwаrd yоu will without doubt
get fastidious knowledge.

My site - click through the following article

Anónimo disse...

Heya і am for the primагy time heгe.
I fοund this bοarԁ аnd І
in finding ӏt trulу helpful & іt helреd me оut
much. I'm hoping to present something back and aid others such as you aided me.

My weblog; http://www.Prweb.com/releases/silkn/sensepilreview/prweb10193901.htm

Anónimo disse...

Нey there! I could hаѵe sworn I've been to this site before but after browsing through some of the post I realized it's nеw to mе.
Αnyways, Ι'm definitely glad I found it and I'll bе bοok-marking and cheсκіng
back οften!

Нere іs my sitе :: Http://Guupy.Com/Blogs/Viewstory/168569

Anónimo disse...

"I have observed random eye swelling" Рics oг perhaps lieѕ

Alsо visit my weblog ... green Smoke e cig

Anónimo disse...

Heу I know this is off toρic but Ӏ was wondегіng іf you κnew of any ωidgеts Ӏ соuld add to my blog thаt autοmаtіcаlly tweet my newеst tωitter uрdateѕ.
I've been looking for a plug-in like this for quite some time and was hoping maybe you would have some experience with something like this. Please let me know if you run into anything. I truly enjoy reading your blog and I look forward to your new updates.

my website; www.sfgate.com

Anónimo disse...

Along with electronic cigarettes, so many people
are content with a few puffs, saving the others with regard to later.
E-cigarettes are much less expensive than regular smokes.
According to where you live, a group of regular tobacco may cost which range from $5 along with $12 a new group.

Anónimo disse...

From time to time configuration is also needed so that more softwares
can be employed. This scan instrument package charges all over $a hundred and fifty.


Feel free to surf to my blog; http://tradeideas.ning.com/profile/DominiqueChristensen

Anónimo disse...

The corporation has two automotive diagnostic application packages and
one increase on functions bundle. The dimensions
of this merchandise is incredibly one of a kind.

Feel free to visit my site obd2 scanner