quarta-feira, 12 de novembro de 2008

Correcção do Teste

Grupo I
1.
a) Nome: Luís XIV
b) Regime político: Absolutismo
c) Sistema económico: Mercantilismo

2. O gosto da corte absolutista de Versalhes pela encenação do poder e pelo artifício, por espectáculos que associavam a representação à dança ou pelo «ballet de cour» levou ao desenvolvimento do teatro e ao aparecimento, desenvolvimento e difusão da ópera.
Grandes festas da corte (exemplos):
• as festas são manifestações da grandeza do anfitrião;
• a magnificência da corte absolutista materializava uma encenação aparatosa, que buscava a pompa e o artifício;
• em Versalhes, eram frequentes as representações de textos dançáveis, ou «ballet de cour», em que a acção dançada era construída sobre um poema e executada pela própria corte.
Gosto pelo espectáculo encenado (exemplos):
• edificação do Palais Royal, o primeiro teatro francês construído em espaço fechado, e surgimento da ópera de Versalhes;
• Luís XIV e a sua corte cultivaram o gosto por espectáculos que fundiam a representação e a dança, como a comédia-ballet, de Jean-Baptiste Lully e Molière: Le Bourgeois Gentilhomme;
• desenvolvimento do estudo das condições técnicas e acústicas;
• maior complexidade dos cenários.

3. A escultura de Bernini, ao captar o estado de alma da personagem com expressividade e dramatismo, pretendeu atrair os fiéis e estimular a piedade e o culto, segundo os princípios tridentinos.
Temática (exemplos):
• temas relacionados com a Bíblia (a figura de Cristo, a Sagrada Família); • temas marianos;
• temas relacionados com a vida e o culto dos santos; • representação do êxtase místico.
Expressão técnico-formal (exemplos):
• expressividade exacerbada pelo dramatismo do movimento;
• modelação agitada dos volumes; • contraste luz/sombra;
• contraste das texturas (liso/rugoso).
Intencionalidade (exemplos):
• captação da atenção do espectador pela expressão do «pathos»;
• estímulo à piedade e ao culto; • interiorização dos dogmas religiosos; • elevação do espírito.

Grupo II
1- A Morte da Virgem – Caravaggio; a Ronda da Noite – Rembrandt; o Rapto das Filhas de Leucipo - Rubens.

2- Caract.: deslumbramento, surpresa, exuberância, ânsia de novidade, contrastes, dramatismo fantasista; o movimento; cromatismo intenso, combinação de tons luminosos e zonas escuras do quadro; o pormenor; o realismo; a sobreposição das formas; utilização de formas dinâmicas e sinuosas; as principais temáticas (religiosa, profana, mitológica, retrato, cenas de género, natureza-morta); principais pintores e exemplos.

3- Fig. - Barroco Severo (séc. XVII); arq. João Nunes Tinoco e João Antunes Tinoco; ex. de obras; utilização plantas rectangulares e simples (gosto maneirista) e construções centradas e mais decoradas (anuncia o barroco). Fig. – Barroco Pleno (reinado de D. João V e D. José I); arquitectos: Nasoni e Ludovice; obras; mistura de elementos nacionais e estrangeiros; no Norte do país a arq. é mais decorativa, cenográfica e mais nacional.

Grupo III
1-A arte barroca mantendo as estruturas já existentes, usou uma nova gramática decorativa, seduzindo através dos sentidos. Dirigia-se ao grande público, destinando-se a persuadir e a estimular as emoções pelo movimento curvilíneo, real ou aparente, pela assimetria, pelo jogo ostentatório da luz e da sombra, pela busca do infinito, do teatral, do fantástico, em suma, pelo cenográfico. No barroco o que comanda é a emoção, a afectividade e o misticismo, que impuseram regras à arte aprisionando o crente pelos sentidos – visual, auditivo e olfactivo. No ofício religioso, o nevoeiro do incenso, a música dos órgãos e o rico colorido dos trajos, provocavam e excitavam os sentidos e o fervor da das multidões.

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