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quarta-feira, 13 de fevereiro de 2008
ARQUITECTURA ROMÂNICA
Igreja de Saint-Sernin (séc. XI)
* Descreve a igreja românica, referindo o significado dos seus diversos espaços e as suas características funcionais e físicas.
4 comentários:
Anónimo
disse...
Em França, podemos encontrar a Igreja de Saint – Sermin, situada em Toulouse. Esta igreja é um protótipo das “igrejas de peregrinação”, as igrejas situadas nos caminhos de “caminhos de Santiago”. A planta da igreja tem origem da cruz latina, porque tem um braço maior do que os outros, é constituída por cinco naves, um cruzeiro e um deambulatório, formada pelo prolongamento das naves laterais interiores que rodeiam a capela – mor. Como também temos por exemplo da Igreja Sainte – Foi. A charola é um elemento elaborado para as criptas de algumas igrejas anteriores pré – românica, que assume um valor estruturante e enriquecedor da organização espacial e funcional as capelas absidais e com as “capelas radiantes” onde se podia guardar as relíquias, formando a “cabeceira de peregrinação”. A nave devia impressionar pelas suas dimensões. A altura das abóbadas de berço, o ritmo das colunas e dos arcos, a imponência da pedra, descarrega o peso sobre a estrutura, e a obscuridade da iluminação indirecta que criavam um ambiente poderoso, misterioso e místico.
A criação de Românico desenvolveu-se na Europa Ocidental durante os séculos XI e XII. A forma da igreja é em cruz latina, segundo a orientação no espaço, a direcção é de Ocidente para Oriente, onde se encontra a abside. A direcção da igreja é assim porque, segundo S. Tomás de Aquino, foi a Oriente que se manifestou o filho do Homem. Estando o transepto orientado segundo o eixo norte-sul, a terceira dimensão é a vertical (no cruzeiro), sendo assim que se passa da planta quadrada. A forma da igreja é, a materialização da cruz tridimensional, guiando o espírito em direcção às mais altas realizações místicas. As proporções do templo estão ordenadas segundo uma simbólica de regras numéricas e geométricas que traduzem a sua naturaleza divina. As três naves representam a Santíssima Trindade, quatro é o número da Terra e dos seus elementos, como o número dos Evangelistas, cinco é o número do homem, sete da criação e oito é o número de Jerusalém Celeste. Pode-se concluir que a igreja românica constitui toda a criação divina sobre a terra.
A criação do Românico desenvolveu-se na Europa Ocidental durante os séculos XI e XII. A forma da igreja é em cruz latina, segundo a orientação no espaço, a direcção é de Ocidente para Oriente, onde se encontra a abside. A direcção da igreja é assim porque, segundo S. Tomás de Aquino, foi a Oriente que se manifestou o filho do Homem. Estando o transepto orientado segundo o eixo norte-sul, a terceira dimensão é a vertical (no cruzeiro), sendo assim que se passa da planta quadrada. A forma da igreja é, a materialização da cruz tridimensional, guiando o espírito em direcção às mais altas realizações místicas. As proporções do templo estão ordenadas segundo uma simbólica de regras numéricas e geométricas que traduzem a sua naturaleza divina. As três naves representam a Santíssima Trindade, quatro é o número da Terra e dos seus elementos, como o número dos Evangelistas, cinco é o número do homem, sete da criação e oito é o número de Jerusalém Celeste. Pode-se concluir que a igreja românica constitui toda a criação divina sobre a terra.
4 comentários:
Em França, podemos encontrar a Igreja de Saint – Sermin, situada em Toulouse.
Esta igreja é um protótipo das “igrejas de peregrinação”, as igrejas situadas nos caminhos de “caminhos de Santiago”.
A planta da igreja tem origem da cruz latina, porque tem um braço maior do que os outros, é constituída por cinco naves, um cruzeiro e um deambulatório, formada pelo prolongamento das naves laterais interiores que rodeiam a capela – mor. Como também temos por exemplo da Igreja Sainte – Foi.
A charola é um elemento elaborado para as criptas de algumas igrejas anteriores pré – românica, que assume um valor estruturante e enriquecedor da organização espacial e funcional as capelas absidais e com as “capelas radiantes” onde se podia guardar as relíquias, formando a “cabeceira de peregrinação”.
A nave devia impressionar pelas suas dimensões.
A altura das abóbadas de berço, o ritmo das colunas e dos arcos, a imponência da pedra, descarrega o peso sobre a estrutura, e a obscuridade da iluminação indirecta que criavam um ambiente poderoso, misterioso e místico.
Ana Silva Nº13 11ºC
A criação de Românico desenvolveu-se na Europa Ocidental durante os séculos XI e XII.
A forma da igreja é em cruz latina, segundo a orientação no espaço, a direcção é de Ocidente para Oriente, onde se encontra a abside.
A direcção da igreja é assim porque, segundo S. Tomás de Aquino, foi a Oriente que se manifestou o filho do Homem.
Estando o transepto orientado segundo o eixo norte-sul, a terceira dimensão é a vertical (no cruzeiro), sendo assim que se passa da planta quadrada.
A forma da igreja é, a materialização da cruz tridimensional, guiando o espírito em direcção às mais altas realizações místicas. As proporções do templo estão ordenadas segundo uma simbólica de regras numéricas e geométricas que traduzem a sua naturaleza divina.
As três naves representam a Santíssima Trindade, quatro é o número da Terra e dos seus elementos, como o número dos Evangelistas, cinco é o número do homem, sete da criação e oito é o número de Jerusalém Celeste.
Pode-se concluir que a igreja românica constitui toda a criação divina sobre a terra.
Ana Silva Nº13 11ºC
A criação do Românico desenvolveu-se na Europa Ocidental durante os séculos XI e XII.
A forma da igreja é em cruz latina, segundo a orientação no espaço, a direcção é de Ocidente para Oriente, onde se encontra a abside.
A direcção da igreja é assim porque, segundo S. Tomás de Aquino, foi a Oriente que se manifestou o filho do Homem.
Estando o transepto orientado segundo o eixo norte-sul, a terceira dimensão é a vertical (no cruzeiro), sendo assim que se passa da planta quadrada.
A forma da igreja é, a materialização da cruz tridimensional, guiando o espírito em direcção às mais altas realizações místicas. As proporções do templo estão ordenadas segundo uma simbólica de regras numéricas e geométricas que traduzem a sua naturaleza divina.
As três naves representam a Santíssima Trindade, quatro é o número da Terra e dos seus elementos, como o número dos Evangelistas, cinco é o número do homem, sete da criação e oito é o número de Jerusalém Celeste.
Pode-se concluir que a igreja românica constitui toda a criação divina sobre a terra.
Ana Silva Nº13 11ºC
stor pode apagar o comentário do meio porque tem lá um erro.
Obrigado
Ana Silva
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