sexta-feira, 5 de outubro de 2007

A DEMOCRACIA ATENIENSE

Péricles

* Caracteriza sumariamente a democracia ateniense
no século V a.C.

6 comentários:

Anónimo disse...

Péricles, sucessor de Efialtes, o político mais conhecido da história de Atenas, culto e de apreciáveis méritos pessoais. Administrador do fundo comum da Liga de Delos, demagogo, destaca-se por contribuir para o auge da cidade estado de Atenas.
Cátia 12ºD

Pedro Henrique disse...

A democracia ateniense era caracterizada por ser composta por indivíduos atenienses, homens, com mais de 18 anos e de terem completado o serviço militar, filhos de pais atenienses. Deste modo, estes mesmos indivíduos eram considerados cidadãos, e eram autorizados a participarem na vida política de sua Pólis...

Anónimo disse...

a democracia ateniense era constituida por cidadões que participavam os homens, com mais de 18 anos e de terem concluído o serviço militar e tinham de ser filhos de pais atenienses.os metecos ,escravos e mulheres não podiam particapar na vida da política. sara 10ºE

Anónimo disse...

Os comentários não respondem à questão...referem-se a Péricles e à sociedade ateniense...e mais uma vez chamo à atenção dos erros, sobretudo no comentário da Sara.

Anónimo disse...

Até finais do século VI a.C., Antenas foi governada por reis aristocratas.
No Século V a.C., estabeleceu-se na cidade-estado de Antenas um regime democrático. Esta forma de governo, era muito diferente da anterior, todos os cidadão Atenienses do sexo masculino com idade superior ou igual a 18 anos e com serviço militar comprido, passaram a participar na vida politica da polis, podendo escolher os seus governantes. Os cargos políticos, governantes, membros de assembleia e tribunais, eram preenchidos através de eleições ou tirados a sorte, e todos eles tinham uma duração limitada.
O estabelecimento da democracia em Atenas foi um processo lento, para ele contribuíram essencialmente, três legisladores, Sólon, Clístenes e Péricles.
Os metecos, as mulheres, as crianças e os escravos não podiam participar na vida politica da polis nem nos órgãos legislativos, pois não eram considerados cidadãos, e só os cidadãos tinham o direito a governar.
Os principais órgãos do governo democrático de Atenas eram: -Eclésia (Assembleia dos cidadão), Bulê (conselho dos 500), Magistrados (10 arcontes e 10 estrategos) e tribunais. A Eclésia e a Bulê exerciam o poder legislativo, os Magistrados o poder executivo e os tribunais o poder judicial.

Daniela Ribeiro 11ºC

Anónimo disse...

No século V a.c a situação economica-social de Atenas modifica-se com o aparecimento da democracia (povo+poder)e com seus príncipais obreiros, temos Sólan, Clisteres e Péricles. Como principais instituições temos Eclésia (assembleia dos cidadãos) e Bulé (conselho dos 500) o poder legislativo, magestrados( 10 arcondes e 10 estrategas) o poder executivo eos tribunais o poder judicial e era uma democracia directa onde só podiam participar cidadãos do sexo masculino com mais de 18 anos que sejam filhos de pais atenienses e com serviço militar comprido,as mulheres, metecos e escravos não podiam participar, também nesta altura aparece a Isonomia (todos iguais), Isocracia ( igualdade perante a lei), Isogoria ( direito a participação), a existência de condenação à morte e ostracismo.
Lucinda 10ºE