quarta-feira, 30 de novembro de 2011

TESTE 11º ano

Conteúdos:

* Arquitetura e artes decorativas barrocas em Portugal

* A cultura do salão - troco comum (o tempo; o espaço; o local; sintese 1 e 2; biografia; acontecimento)

* A cultura do salão:
- arquitetura rococó
- escultura rococó
- pintura rococó
- arquitetura neoclássica

Estrutura:

I Grupo:
1ª questão: 40 pontos
2ª questão: 30 pontos
3ª questão: 15 pontos

II Grupo:
1ª questão: 30 pontos
2ª questão: 40 pontos
3ª questão: 45 pontos

domingo, 27 de novembro de 2011

TESTE 10º ano

CONTEÚDOS:

* A cerâmica e pintura grega
* A Cultura do Senado
* Bografia; acontecimento; casos práticos

ESTRUTURA / COTAÇÃO

Grupo I
1- 30 pontos
2- 5 pontos
3- 10 pontos

Grupo II

1- 35 pontos
2- 30 pontos
3- 20 pontos

Grupo III
1- 40 pontos
2- 30 pontos

quarta-feira, 23 de novembro de 2011

segunda-feira, 14 de novembro de 2011

Arte romana.wmv

TERMAS ROMANAS


Explica quatro das funções das termas romanas, recorrendo à observação da figura.

quarta-feira, 9 de novembro de 2011

A CULTURA DO SALÃO

O módulo "A Cultura do Salão", abarca o período 1714-1815, que ficou conhecido por " Século da Razão ou das Luzes", pela sua relação com o Iluminismo.

Apelidamos também de Século das Luzes o século XVIII francês, que dominou, o mundo intelectual na Europa através da sua Filosofia. Este movimento conheceu o seu auge durante os reinados de Luis XV, o Bem-Amado (1715-1774) e Luis XVI (1754-1793): Montesquieu, Voltaire, Diderot e os enciclopedistas, Rousseau e Buffon.

Luis XV participaria na guerra da Sucessão da Polónia, enquanto Luis XVI acabaria na guilhotina sendo vítima, em larga medida, do pensamento racionalista da sua época, pois era usual a crítica às hierarquias sociais e religiosas, às vésperas da Revolução.

No século XVIII dão-se duas revoluções na Europa, representando a afirmação da burguesia como força política e económica dominante. paralelamente assite-se a essa profunda crítica das instituições e princípios até então reinantes: o regime feudal-absolutista, a intolerância religiosa, a supremacia da fé e da tradição sobre a razão e o progresso.

Escreveria Diderot."Nossa divisa é: sem quartel aos supersticiosos, aos fanáticos, aos ignorantes, aos loucos, aos perversos e aos tiranos...será que nos chamamos de filósofos para nada?" - (Carta de Diderot a Voltaire, em 29 de setembro de 1762.)

http://historiaecultura2etepa.blogs.sapo.pt/2543.html