sexta-feira, 27 de novembro de 2009

VISITA DE ESTUDO

Roteiro:
Palácio Condes de Anadia; Igreja da Misericórdia de Mangualde; Casa Dª Teresa; Casa de Azurara.

Aproveitando o facto de Mangualde possuir alguns exemplares dos estilos Barroco e Rococó, os alunos da turma D do 11º ano, acompanhados pelo professor da disciplina de História e Cultura das Artes, visitaram o Palácio Condes de Anadia e a Igreja da Misericórdia, dois edifícios representativos destes estilos, de uma grande riqueza arquitectónica e artística. Esta visita serviu de consolidação dos conteúdos leccionados nas aulas e de sensibilização para a preservação e divulgação do nosso património.
Foram ainda apreciados no exterior outros edíficios da época.










sexta-feira, 13 de novembro de 2009

TALHA DOURADA

A talha barroca pode ser dividida em duas fases.:

1ª fase - nacional português.
Características principais:
colunas torsas (ou retorcidas) profusamente ornamentadas com motivos fitomorfos (folhas de acanto, cachos de uva, por exemplo) e zoomorfos (aves, geralmente um pelicano); coroamento formado por arcos concêntricos; revestimento em talha dourada e policromia em azul e vermelho.

2ª fase -barroco joanino
Características principais:
excesso de motivos ornamentais, com predominância de elementos escultóricos; coroamento com sanefas e falsos cortinados com anjos; revestimento com policromia em branco e dourado.

Depois do joanino a talha rococó
Características principais:
coroamento encimado por grande composição escultórica; elementos ornamentais baseados no estilo rococó francês (conchas, laços, guirlandas e flores); revestimento com fundos brancos e douramentos nas partes principais da decoração.Sofre influência do estilo francês dominante na Europa a partir da segunda metade do século XVIII.

Cultura do Palco consultar:
http://moodle.estavira.com/course/view.php?id=78

Sobre talha dourada:
http://ler.letras.up.pt/uploads/ficheiros/2940.pdf

Biografias para elaborar:

Luís XIV
Moliére
Voltaire.
Montesquieu
Rousseau (manual p.14/15)